sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Serra da Figueira

Portugal \ Bragança \ Mogadouro \ União das Freguesias de Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei

Montanha situada junto à povoação da Figueira, a cerca de 3 km a sudoeste de Mogadouro.
Atinge uma altitude máxima de 918 metros e tem uma proeminência topográfica de 159 metros.
O cume da montanha é constituído por uma crista rochosa que se estende de nordeste a sudoeste. Na parte nordeste foi construída uma torre de vigia e colocadas algumas antenas de comunicação. Na zona mais a sudoeste foi erguida a pequena capela de São Cristóvão.
Proporciona um excelente miradouro sobre a vila de Mogadouro e sobre os cumes circundantes da serra de Mogadouro, Reboredo, Bornes e Nogueira, bem como o planalto mirandês.
Dispõe de parque de merendas.
No alto da serra terá existido um povoado, de médias dimensões, com excelentes condições de defesa e controlo visual sobre o planalto Mirandês.
Próximo da capela existe um buraco, que o povo chama de Poço dos Mouros, que terá tido exploração mineira durante o período romano.

domingo, 24 de setembro de 2017

Zava

Portugal \ Bragança \ Mogadouro \ União das Freguesias de Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei

Pequena povoação situada no sopé da serra homónima, a 3 km a sul de Mogadouro, sua sede de freguesia e de concelho. Está separada desta pela ribeira do Juncal.
É uma localidade essencialmente agrícola.
O casario é constituído por habitações antigas, em alvenaria proveniente das serras de Zava e da Figueira. Muitas das suas casas estão degradadas. No interior da povoação encontram-se as capelas de Santo Amaro e do Cemitério.

No alto da sua serra, também conhecida por Cimas de Mogadouro, existiu um castro, do qual pouco existe, tanto pela possível destruição romana quer pelo seu abandono. A serra de Zava não é mais que o prolongamento da serra da Figueira, uma espécie de seu cume secundário, que atinge os 857 metros de altitude.
A referência mais antiga a esta povoação remonta a 1530. Era constituída por seis moradores que, atendendo a diversos fatores de cálculo, deveriam corresponder aproximadamente a 24 habitantes.
Em 1758 aparece referenciada a Quinta da Zava, anexa de Mogadouro.
Em 1796 era composta por 18 fogos e 52 almas (24 homens e 28 mulheres).

No último domingo de janeiro é palco da Festa da Chouriça.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Parque Urbano da Ribeira do Juncal

Portugal \ Bragança \ Mogadouro \ União das Freguesias de Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei


Parque situado nas margens da ribeira do Juncal, próximo do complexo desportivo da vila e do parque escolar de Mogadouro.
Trata-se de uma zona ambiental de elevada importância para a região dado ser o curso de água mais próximo da malha urbana de Mogadouro. 
Foi alvo de um processo de recuperação de forma a torná-la num espaço agradável, inaugurado em 6 de fevereiro de 2017.
Com uma área de cerca de quatro hectares, o Parque Urbano de Mogadouro está dotado de um espelho de água, circuitos pedonais, circuito de manutenção, parque de merendas, parque infantil e anfiteatro.
Conta com um Centro Interpretativo dedicado ao Mundo Rural e às principais produções agrícolas da vila, como o ciclo do pão e do azeite. 
O CIMR é um equipamento “dinâmico” que permite aos visitantes conhecer o mundo rural da região transmontana e que pretende ser um lugar de aprendizagem através de espaços multimédia, como visionamento de filmes e imagens, e jogos interativos. Integra ainda um espaço para exposições temporárias e um auditório.