sábado, 19 de dezembro de 2020

Jardim Almeida Garrett (Ovar)

 Portugal \ Aveiro \ Ovar \ União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã


Largo de Almeida Garrett, Ovar.

Um dos mais importantes jardins da cidade, com uma área de cerca de 9300 m².

É o mais antigo jardim público de Ovar, construído na viragem do século XIX para o século XX. Na época denominada de Largo Mártir de São Sebastião. Na sua envolvente localizavam-se algumas das mais significativas unidades industriais de Ovar, que davam emprego a uma larga percentagem da população da então vila, com especial destaque para a fábrica de conservas Luso-Brasileira, posteriormente designada por A Varina.

Foi arborizado em 1912 e constituído como parque em 1930.

Em 1960 foi remodelado e em 1973 foi inaugurado o Parque Infantil.


Em dezembro de 2016 foi embelezado com uma escultura de homenagem aos Combatentes Mortos do Concelho de Ovar no Ultramar, da autoria de João Antero de Almeida.


A 2 de setembro de 2017 foi inaugurada a última das requalificações, que englobou a renovação de todo o pavimento interior, a renovação da iluminação e a aplicação de novo mobiliário urbano.


Ostenta uma vegetação de grande porte, relvados e canteiros floridos. Das suas espécies arbóreas fazem parte plátanos, carvalhos americanos, tílias argentinas e algumas resinosas de bom porte e muito ornamentais.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Monumento aos Combatentes Mortos do Concelho de Ovar na Guerra do Ultramar

 Portugal \ Aveiro \ Ovar \ União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã


    Jardim Almeida Garrett, Ovar.

    Homenagem aos 23 combatentes vareiros que perderam a vida na Guerra do Ultramar.

    Monumento inaugurado a 8 de dezembro de 2016, projeto do escultor João Antero de Almeida.


    Estrutura de índole minimalista-purista, constituído por um arco, interrompido, de secção triangular equilátera, colocado na vertical. Um quarto do arco é em aço inox e o restante em aço corten, com acabamento natural, que representa os três ramos das Forças Armadas – Exército, Força Aérea e Marinha.



    A porção metálica em aço inox, pelo seu brilho, representa Portugal. Nela estão gravados os nomes de todos os militares falecidos do concelho de Ovar.

    A interrupção significa a perda física e humana de quem teve de partir para terras longínquas em defesa da pátria.

    A escultura assenta numa calote esférica sobre um metro em relação à base, significando uma porção do espaço planeta Terra que os portugueses descobriram e civilizaram, revestida por pedra calcária amarelada com laivos vermelhos e rosa, remetendo para os sacrifícios dos militares em defesa do país.

    O lancil do redondo é revestido por um tubo redondo de três faces que representa a ligação cultural e de comunicação entre os povos e o país.

ultramar.terraweb.biz

sábado, 5 de dezembro de 2020

Hospital Dr. Francisco Zagalo

 Portugal \ Aveiro \ Ovar \ União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã




    Avenida Nunes da Silva e Rua Francisco Zagalo, Ovar.

    Começou a ser construído a 31 de março de 1958, com a finalidade de servir a assistência médica à sua sub-região (concelho de Ovar).




    Entrou em funcionamento em maio de 1965, sendo inaugurado a 24 de junho de 1966. Substituindo o anterior Hospital da Misericórdia, localizado a nascente, no antigo Colégio das Doroteias (atual Santa Casa da Misericórdia de Ovar).

    A 27 de abril de 1968 passa a designar-se Hospital Concelhio, iniciando a cessão da sua ligação administrativa com a Misericórdia.

    No entanto, somente a 17 de setembro de 1977 é que é empossada a Comissão Instaladora do Hospital, data a partir da qual passou a ser designado por Hospital Concelhio de Ovar.

    Em 1980, face à nacionalização dos hospitais, foi imposto à Misericórdia de Ovar a venda dos equipamentos e existências do Hospital, sendo o edifício arrendado pela Santa Casa.




    A 2 de março de 1983 foi elevado à categoria de Hospital Distrital de Ovar.

    A 14 de novembro de 2003 passou a ser designado por Hospital Dr. Francisco Zagalo, em homenagem ao médico, nascido em Ovar, que se distinguiu pelas suas qualidades de altruísmo e solidariedade, e que muito lutou pela fundação da Misericórdia vareira e em colmatar a assistência médica e sanitária no concelho. Desta união de esforços resultou a construção do novo Hospital de Ovar.




    O edifício compreende um bloco central de internamento com quatro pisos e um outro corpo de apenas um encostado aquele. À qual se juntaram, em 1978, um bloco destinado a lavandaria e casa mortuária.

 

hovar.min-saude.pt
misericordia-ovar.pt