domingo, 29 de janeiro de 2017

Pelourinho de Ansião

País: Portugal
Concelho. Ansião
Freguesia: Ansião

Largo do Pelourinho e Rua Dr. Adriano Rego, Ansião, defronte da sede da junta de freguesia.
Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 11 de outubro de 1933.
Gracioso pelourinho mandado erguer pelo senado do município em 1686, defronte à residência senhorial dos Condes da Ericeira (atual Paços do Concelho de Ansião). Foi mudado para o atual local em 1902.
É considerado um dos mais belos pelourinhos da região.
Trata-se de um monumento em cantaria de calcário com base composta por soco de dois degraus octogonais, oito esferas colocadas no século XIX que lhe dão um carater original, e base tripartida, também octogonal. Sobre este eleva-se uma coluna com fuste cingido a meio por anel de oito lados, sendo a área inferior octogonal e a área superior circular. Na parte superior do fuste, molduramento retangular cartelado com inscrição que recorda a mercê concedida a Dom Luís de Meneses. Num bloco prismático emoldurado e ornado insere-se um escudo esquartelado com as Armas do Senhor da povoação – o Conde da Ericeira, encimado por coroa. Remata coruchéu encimado por florão. 
No século XIX, a sua base estaria assente sobre degraus de pedra, mas dada a sua deterioração, assentaram-no sobre as oitos bolas de pedra, tantas quantas as freguesias do concelho à data.

Sem comentários:

Enviar um comentário