sábado, 4 de julho de 2020

Cais e Estaleiro do Ouro

Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos


Rua do Ouro, Lordelo do Ouro, Porto.
Localizados na outrora Praia do Ouro, junto à ribeira da Granja.
O seu estaleiro foi criado em tempos antiquíssimos, sabendo que já existia no século XII. Beneficiava de um areal extenso, junto a uma das profundidades do rio Douro. Era destinado inicialmente para a construção de embarcações em madeira, chegando a ser considerado o mais importante do Porto. A expansão do comércio marítimo trouxe uma grande importância ao estaleiro, que passou a dispor de condições para a construção de caravelas e naus. Daqui saíram as embarcações que seguiram para o cerco de Lisboa ou para as Armadas que partiram para a conquista de Ceuta e de Alcácer-Ceguer, bem como para a primeira Viagem Marítima à India. Também lá foi construído, em 1867, a maior galera existente, à época, em Portugal, com 1100 toneladas e de seu nome América.
Com o passar dos anos, as embarcações eram de maior porte e a sua construção passou a estar em risco por causa da profundidade da água, o que originou uma emigração de boa parte dos seus trabalhadores para outros estaleiros existentes no país.
Nos últimos anos eram apenas as traineiras e outros barcos de pequeno porte destinados à pesca que mantinham a estrutura em funcionamento. Operou até 2005, altura em que foi abandonada.

cacadevolutos.pt/estaleiro-do-ouro/

Sem comentários:

Enviar um comentário