Rua da Igreja e Rua de Esplendém, Lousada.
Encontra-se afastada do
centro urbano.
É
dedicada a São Miguel.
Igreja
com raízes medievais. É referida desde as Inquirições de 1258.
As
obras de restauro dos séculos XVII e XVIII alteraram-na profundamente, dando
origem à estrutura atual.
Templo
de planta retangular, composta por nave, capela-mor, torre sineira e anexo
recente no lado direito.
A
fachada principal é rasgada por portal de verga e janela com o mesmo perfil. É
flanqueada por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com
bola. Termina em empena, com cruz latina sobre plinto galbado.
Adossado à esquerda da fachada
principal, eleva-se a torre sineira, composta por três registos. Os inferiores
são cegos e o superior dispõe de quatro ventanas de volta perfeita. Nos ângulos
sobressaem gárgulas do tipo canhão, sendo as frontais, ornadas com carrancas.
Sobre os cunhais elevam-se pináculos fusiformes. Termina em coruchéu piramidal,
rematado por bola.
O
interior da nave tem cobertura em falsa abóbada de berço, de madeira pintada no
século XIX, exibindo moldura recortada com a figura de Nossa Senhora da
Conceição ao centro. O pavimento está revestido a ladrilho cerâmico, com
corredor central em granito.
O coro-alto é
de madeira e assenta em quatro mísulas de cantaria. É acedida por escadas de
caracol metálicas.
Na base da
torre sineira, situa-se o batistério. Um arco de volta perfeita permite aceder
à pia batismal, em cantaria de granito, com coluna interrompida ao centro por
anel e taça hemisférica, estriada.
Ao centro da
nave, do lado do Evangelho, encontra-se um púlpito quadrangular com bacia e
mísula de cantaria, com guarda de talha pintada de branco e dourado. Uma falsa
porta em arco abatido e moldura recortada é encimada por guarda-voz de talha,
ornada por acantos e querubins.
Inseridas nas
paredes laterais estão duas capelas confrontantes: a de São Miguel a resgatar
as Almas do Purgatório (lado do Evangelho) e o Crucificado, com a cidade de
Jerusalém a servir de fundo à imagem (lado da Epístola). As capelas são
semelhantes, com os fundos revestidos a azulejo em bicromia, azul e branco. Foram
realizados em 1957 pela Fábrica Aleluia, de Aveiro, e substituíram dois
altares.
A ladear o
arco triunfal de volta perfeita, encontram-se dois retábulos dispostos em ângulo,
dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (lado do Evangelho) e a Nossa Senhora de
Fátima (lado da Epístola). São semelhantes e datam do século XIX, em estilo tardo-barroco.
Estão pintadas de branco e dourado.
A capela-mor tem cobertura semelhante à da nave, composto
por um painel ovalado com moldura de acantos e com uma alegoria a representar
uma fonte e um rebanho que nela bebe, pintada no século XIX. Contém retábulo de
talha rococó, pintada de branco, azul e dourado, composta por três eixos definidos
por duas colunas de fustes lisos com marmoreados fingidos e capitéis coríntios,
assentes em altos plintos galbados, e por moldura exterior, pontuada por
acantos e tímpano decorado por concheados. Encontra-se encerrada por painel
pintado, a representar a Última Ceia.
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