sábado, 3 de fevereiro de 2018

Antiga Cadeia de Albergaria-a-Velha

Portugal \ Aveiro \ Albergaria-a-Velha \ Albergaria-a-Velha e Valmaior

Rua Dr. Castro Matoso, Albergaria-a-Velha. 
Alberga o Arquivo Municipal. 
Edifício construído entre 1901 e 1906 para funcionar como cadeia. Os primeiros presos foram transferidos a 10 de março desse ano, oriundos na velha cadeia. Desempenhou estas funções até 1974 mas os antigos carcereiros continuaram a habitar o primeiro piso até 1983. Posteriormente albergou famílias retornadas de África. 
Entre 1986 e 1993 funcionou como sede da Câmara e da Assembleia Municipal, enquanto decorriam obras no edifício dos Paços do Concelho. Esta requalificação esteve a cargo do engenheiro Carlos Moura. 
Mais tarde albergou, no rés-do-chão, a Escola Básica proveniente da antiga Escola Conde de Ferreira e, no andar nobre, a sede da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha. 
A partir de 2006 passou a albergar o Arquivo Municipal, adaptação do arquiteto Eduardo Costa Ferreira. Foi inaugurado a 21 de novembro de 2008. 
Ostenta no frontão da fachada, as armas reais de Portugal, do reinado de Dom Carlos (1889-1908). 
O Arquivo Municipal distribui-se por três pisos: no piso térreo encontra-se a receção, o depósito de documentos e um espaço para exposições; no piso um está a zona de trabalho com os gabinetes de classificação e tratamento de documentos, salas de leitura e multiusos; e no piso dois funciona a área de depósito de suportes audiovisuais e digitais. O edifício armazena um conjunto de fundos arquivísticos que datam desde a fundação do Concelho, em 1835, e guarda documentação histórica do seu território, como a Carta de Foral concedida pelo rei Dom Manuel I à Vila e Concelho de Frossos, datado de 1514.

Sem comentários:

Enviar um comentário