quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos

Portugal \ Aveiro \ Ovar \ Esmoriz
Portugal \ Aveiro \ Espinho \ Paramos


Canal lagunar com cerca de 397 hectares de área, localizada entre as praias de Esmoriz e de Paramos, nos limites dos concelhos de Ovar e Espinho. É considerada a maior lagoa da região norte do país.
Em 2003 foi classificada como área crítica de recuperação ambiental e integrada na Rede Natura 2000. 
Entre 2016 e 2017 beneficiou de uma importante requalificação ambiental pela Polis Litoral Ria de Aveiro, que visou eliminar a poluição e abrir a lagoa ao público, após muitos anos fustigada com focos poluentes de várias proveniências. 
A lagoa é alimentada a norte pelas águas da vala de Silvalde, e a sul pela vala de Maceda. Sazonalmente, o cordão dunar é aberto para renovação da água. 
Conta com cerca de 8 km de passadiços, inaugurados em 2017, que atravessam a lagoa e fazem ligação com os passadiços de Espinho e daí até Vila Nova de Gaia. É um percurso circular que permite ainda aos visitantes visitar as praias vizinhas, o aeródromo de Paramos e a Estação Ferroviária de Esmoriz. 
Por cima da Barrinha existem três pontes de madeira. A maior, com mais de 40 metros de comprimento, foi colocada precisamente no lugar onde outrora existiu uma passagem semelhante. Do seu alto avista-se praticamente toda a lagoa e os seus caniços, a espécie de flora mais dominante. 
Inclui postos de descanso e de um observatório de avifauna que permite a observação de aves que fazem da Barrinha o seu habitat.

Sem comentários:

Enviar um comentário