sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Cineteatro Alba

Portugal \ Aveiro \ Albergaria-a-Velha \ Albergaria-a-Velha e Valmaior

Alameda 5 de outubro, Albergaria-a-Velha. 
Sala de espetáculos mandada construir na década de 1950, pelo Comendador Augusto Martins Pereira e seus filhos Américo e Albérico, para substituir o velho Teatro Albergariense, construído na década de 1920, que se situava no mesmo local. Foi projetado em maio de 1945 pelo arquiteto Júlio José de Brito, autor de outros projetos similares como o Rivoli, no Porto, o Cineteatro de Espinho ou o Teatro Jordão, em Guimarães. A obra decorreu entre 1945 e 1950 e foi inaugurado a 11 de fevereiro do último ano. Era, à época, considerado uma das melhores, mais modernas e mais luxuosas casas de espetáculos de todo o país, dotada de excelentes condições técnicas. 
Foi palco de um enorme reportório cultural, com a passagem de muitos nomes sonantes do teatro e da revista. Também o cinema teve um papel preponderante na sua dinamização.
A partir da década de 1980, o cineteatro começou a entrar em declínio. 
A 28 de julho de 1995 foi adquirido pela autarquia, que o mandou requalificar sob projeto do arquiteto Rui Miguel Rosmaninho Gonçalves, sendo reinaugurado a 27 de abril de 2012. Foram preservados os elementos mais genuínos e introduzidos pormenores inovadores nas áreas que se construíram de raiz, fruto das exigências da legislação em vigor. 
Para além do auditório principal, possui espaços para a organização de eventos e uma sala de café-concerto, no andar nobre.

Sem comentários:

Enviar um comentário