domingo, 10 de janeiro de 2016

Reserva Natural de Cambarinho

País: Portugal
Concelho: Vouzela
Freguesia: Campia

Lugar de Cambarinho, Campia.
Está situada na vertente norte da serra do Caramulo, numa área de média montanha, desenvolvendo-se entre os 400 metros e os 850 metros de altitude.
Nesta reserva predominam áreas de mato, zonas de Pinhal, manchas de carvalhal, áreas agrícolas e lameiros. Mas foram os núcleos de Loendros que estiveram na origem da criação da Reserva.
A Reserva Botânica de Loendros, com 24 hectares, é das mais importantes estações de Loendros do país, onde floresce a maior concentração maciça, abrangendo as margens do ribeiro de Cambarinho e do rio Alfusqueiro (afluente do Vouga). São considerados os mais belos arbustos que há, graças à beleza da sua flor lilás, observável de abril a junho, quando florescem e enchem a área de cor.
O Rhododendron ponticum L. Ssp. Baeticum (Bss. Et Reut) Handel-Mazzetti, vulgarmente conhecido na Beira Alta por Loendro ou Loendreira, é uma das raras espécies sobreviventes da flora do Terciário, desaparecida com as glaciações. Estas plantas ocuparam outrora, uma área muito mais vasta. Atualmente encontram-se apenas nos extremos Sueste e Sudoeste da Europa.
Na Península Ibérica, apenas subsiste no Sul de Espanha, no Sudoeste Alentejano, Algarvio e na Serra do Caramulo. 
Na Serra do Caramulo, adquirem grande porte (até 3 metros) e densidade. 
É uma espécie ameaçada devido à destruição do seu habitat, encontrando-se confinado a pequenos núcleos, em áreas cada vez mais reduzidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário