domingo, 10 de abril de 2016

Vidago

País: Portugal
Concelho: Chaves
Freguesia: Vidago (União das Freguesias de Vigado, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras)

Vila termal situada a 17 km de Chaves.
Localiza-se numa enorme depressão de terreno, onde confluem o rio Avelames e a ribeira de Oura. Está rodeada pelas serras do Alvão e da Padrela, tendo a norte o histórico pico de Santa Bárbara.
As suas águas de virtudes terapêuticas deram a Vidago a visibilidade que ainda hoje perdura.
A povoação, dominada pela colina do Alto do Côto, ainda conserva o esplendor da época áurea do termalismo. Subsistem belos edifícios da belle époque com destaque para o Vidago Palace, situado no imenso parque verde onde se localizam as fontes termais.
Nasceu a partir do Largo do Olmo, histórica praça rodeada por casas solarengas com capelas privativas.
O topónimo provém provavelmente do latim Vitris agrum, que designaria campo ou terra de vinha. Mais tarde evoluiria para Vidiago e mais recentemente Vidago.      
O seu povoamento remonta, pelo menos, a épocas pré-romanas, comprovada pela arqueologia, topografia e da própria toponímia locais.
Ponto de passagem entre Aquae Flaviae e outras cidades, os romanos terão aproveitado as suas águas para se curarem.
Data de 1863 a descoberta das propriedades das suas águas alcalinas. Vidago era então uma pequena aldeia pertencente à freguesia de Arcossó, irrelevante na geografia continental.
Em 1886 começaram a ser engarrafadas as águas de Vidago.
No início do século XX tornou-se uma vila turística de excelência, provavelmente a principal estância turística de Portugal e uma das principais da Península Ibérica, destino de eleição da aristocracia portuguesa e europeia, em busca das propriedades terapêuticas das famosas águas.
A 20 de junho de 1925 foi elevada à categoria de vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário