quinta-feira, 25 de maio de 2017

Capela da Misericórdia de Arouca

País: Portugal
Concelho: Arouca
Freguesia: União das Freguesias de Arouca e Burgo

Praça Brandão de Vasconcelos, Arouca, adossada à antiga Casa da Câmara.
Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 8 de maio de 1959.
Pequeno templo maneirista edificado em 1612.
A fachada é rasgada por um portal em arquivolta de arco pleno, inserido num alfiz com colunelos simples e pináculos. É encimada por um óculo sobre o qual se eleva o escudo de Portugal. 
Do lado direito da fachada foi edificada a torre sineira, de elevada estatura, dividida em quatro registos, com portal de entrada no primeiro e janela de sacada precedida de guarda de ferro no segundo.
O interior, de uma só nave, é coberto por um teto trapezoidal composto por 45 caixotões de madeira, datados de 1773, totalmente decorado com pinturas de Evangelistas, Apóstolos e Doutores da Igreja e cenas de temática mariana e do Nascimento, Vida e Paixão de Cristo. Alberga, do lado do Evangelho, a Capela do Senhor dos Passos, de talha dourada e policromada com ornatos em concha, e do lado da Epístola, um púlpito de madeira trabalhada e policromada com base pétrea e mísula concheada, e a tribuna dos mesários, com varandim abalaustrado. Todo o interior é revestido a azulejos seiscentistas de padrão azuis e amarelos, exceto na parede fundeira onde exibe o retábulo-mor, de modelo maneirista e que se divide em dois registos: o primeiro albergando três tábuas pintadas com temas marianos (Anunciação, Visitação e Creche) e dois nichos com estatuária; o segundo com cinco pinturas (Virgem com São João, Santo António, São Francisco) e duas com temas da Paixão de Cristo, também em tábua, e um crucifixo. 
Conta com um espaço museológico ligado à arte sacra.

Sem comentários:

Enviar um comentário