sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sevilla

País: España
Provincia: Sevilla
Municipio: Sevilla

Cidade histórica.
É a quarta maior cidade do país.
Está situada numa área plana, a 550 km a sudoeste de Madrid, na margem esquerda do rio Guadalquivir.  
É a cidade espanhola com mais edifícios declarados pela UNESCO como Património da Humanidade.
O casario é composto por inúmeros edifícios islâmicos, renascentistas e barrocos.

A povoação foi dominada por muitas culturas diferentes, mas ricas, que deixaram um legado patrimonial invejável.
Por aqui passaram fenícios, iberos e romanos.
No ano 411, depois da queda do Império Romano, os Vândalos Silingos instalaram-se no Vale do Guadalquivir. 
De seguida vieram os visigodos. Desta época é San Isidoro de Sevilha, o teólogo mais importante do seu tempo e autor das Etimologias.
Em 712 vieram os mouros, que a batizaram de Ishbiliya. Foi uma das mais florescentes urbes da Espanha árabe. Aqui ficaram mais de 500 anos. Entre 712 e 1031 pertenceram ao califado omíada, em 1091 passaram para domínio dos Almorávidas e em 1147 foram derrotados pelos Almóadas que fazem de Sevilha a sua capital.
Em 1171 o califa Yusuf instalou-se em Sevilha, ordenando a execução das obras da mesquita e de La Giralda.  
Em 1248 foi conquistada pelo cristão Fernando III de Castela. Este monarca transformou-a na capital meridional.
Entre 1503 e 1717, muito graças ao seu porto (o Guadalquivir é navegável) obteve o monopólio do comércio entre o continente e o Novo Mundo. Não é assim de estranhar que nesta época seja considerada a cidade espanhola mais rica, o porto mais importante da Europa e um importante Centro Artístico.
O século XVII foi de declínio económico, mas de vitalidade cultural. A dependência comercial em torno das colónias não fomentou a criação de indústria própria.
No século XVIII houve um recrudescimento comercial e trouxeram a invasão francesa, revoluções e a própria Guerra Civil Espanhola. O facto de os nacionalistas terem Sevilha durante toda a Guerra Civil salvou o largo património arquitetural que hoje pode ser visitado.
Em 1929 realizou a Exposição Internacional Ibero-Americana e em 1992 realizou a Exposição Universal, na qual participaram mais de cem países. Esta serviu para reabilitar e melhorar muitos sítios da cidade, e deixou o Complexo de La Cartuja com o parque de atrações Ilha Mágica. As infraestruturas ultramodernas concebidas para a ocasião elevaram Sevilha à categoria de cidade internacional. Por essa ocasião, o Guadalquivir voltou a ser navegável.

Sem comentários:

Enviar um comentário