terça-feira, 21 de junho de 2016

Tower Bridge

Country: England
Region: Greater London
Boroughs: Tower Hamlets e Southwark

Tower Bridge Road, London.
Famosa ponte, conhecida em todo o mundo.
Iniciada em 1886, segundo projeto do arquiteto Horace Jones. Inicialmente o projeto tinha um modus operandi demasiado medieval, onde as básculas seriam levantadas por correntes. O projeto foi revisto em conjunto com John Wolfe-Barry e o mecanismo escolhido acabou por consistir num sistema hidráulico, sendo impulsionado por água pressurizada, que por sua vez seria bombeada por máquinas a vapor. Com a morte de Jones, Wolfe-Barry deu às torres um estilo mais aproximado ao vitoriano gótico, à semelhança dos fortes escoceses da Idade Média com as básculas a abrirem como uma ponte levadiça de um castelo. Foi inaugurada em 1894 com a presença do príncipe de Gales, Edward VII.
As duas torres têm 65 metros de altura e foram revestidas a granito vindo da região de Cornwall e pelas pedras de Portland para que a ponte ficasse parecida com a Tower of London.
Atualmente, as suas básculas já não dependem das máquinas a vapor. Um moderno sistema eletrónico é responsável por essa tarefa.
Alberga um museu aberto em Outubro de 1993 que conta a história da sua construção.
Os dois tabuleiros superiores pedestres foram encerrados e hoje albergam a “Tower Bridge Experience” onde se explica o funcionamento da ponte, e dá acesso aos tabuleiros pedonais superiores ou ao tabuleiro inferior. O antigo mecanismo ainda pode ser visto na antiga sala de máquinas da ponte. Os antigos motores a vapor foram reconstruídos com figuras artificiais.
Existe ainda neste local, um restaurante subterrâneo, uma zona de exposições e uma loja de souvenirs.
Ainda continua a ser bastante importante para o tráfego londrino, fazendo parte de um dos mais importantes corredores de tráfego da cidade, o London Inner Ring. 

Sem comentários:

Enviar um comentário