domingo, 21 de agosto de 2016

Hospital Asylo Conde de Sucena

País: Portugal
Concelho: Águeda
Freguesia: União das Freguesias de Águeda e Borralha

Rua da Misericórdia, Águeda.
Mandado construir por José Rodrigues de Sucena, I Conde de Sucena, durante a primeira década de 1900. Ficou concluído em 1909 e substituiu o velho Hospital da Misericórdia que se situava no Barril, por não ter condições de higiene.
Em 1917, o Ministério da Guerra requisitou o edifício para nele instalar o Sanatório Militar de Águeda, destinado a repouso dos soldados vindos do Corpo Expedicionário Português em França.
A 15 de Agosto de 1922 é finalmente inaugurado como hospital, passando a ser gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Águeda.
Em 30 de maio de 1949, José Sucena, filho do fundador e II Conde de Sucena, doou o Hospital à Santa Casa da Misericórdia de Águeda, que finalmente tomou posse definitiva do edifício, do qual detinha apenas o usufruto até essa data.
Em 10 de junho de 1976 foi oficializado como Hospital Concelhio, passando a ser gerido por uma comissão.
Em 24 de fevereiro de 1979 foi criado o Centro Hospital Aveiro Sul, constituído pelas já existentes unidades de Aveiro e Águeda.
A 4 de março de 1987, as duas unidades cresceram e passaram a assumir a sua própria autonomia, com o Hospital de Águeda a ser classificado como Distrital.

O imóvel encontra-se cercado por muro baixo sobreposto por gradeamento em ferro decorado, tendo acesso por portão com inscrição colocado entre pilares.
A fachada principal está dividida em três panos, sendo o central mais elevado, que corresponde à capela. Coroando os ângulos do templo e dos cunhais laterais, elevam-se imagens da Virgem e de Santos. Ao nível do piso térreo, tem um avançamento sobreposto por varanda com alpendre de ferro forjado.
A capela termina em frontão triangular, revestido de azulejos, exibindo as armas do Conde Sucena. É encimado por cruz no vértice. O interior tem paredes e tetos decorados com pinturas e um retábulo de madeira pintada a ouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário