sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Quinta da Aguieira

País: Portugal
Concelho: Águeda
Freguesia: Valongo do Vouga

Rua Visconde da Aguieira, Lugar da Aguieira, Valongo do Vouga.
Quinta vinícola que ocupa uma grandiosa área, constituída pela Casa solarenga dos Viscondes da Aguieira, com capela privativa, os anexos agrícolas e as famosas caves.
Foi construída no século XVIII e renovada no seguinte.
Os diferentes corpos da área residencial encontram-se ligados por uma passagem superior fechada, com três vãos de janela de cada lado.
A sua capela, dedicada a Nossa Senhora do Bom Despacho, foi fundada em 1735 por João Gomes Martins e sua mulher Maria Eufrásia Gomes Pacheco. Exibe um certo requinte decorativo, contrastando com a sobriedade das restantes construções. A fachada é rasgada por portal de verga reta encimado por frontão, óculo polilobado e brasão. O interior é coberto por um teto dividido em nove caixotões pintados com cenas da Paixão, de tipo corrente, datado da primeira metade do século XVIII. Conserva um retábulo de madeira entalhada dourada, formado por dois pares de colunas salomónicas com grinaldas e uma pequena escultura da padroeira, também do século XVIII.
Em 1997 foi adquirida pela Aveleda, empresa vinícola líder de mercado na Região dos Vinhos Verdes, e um dos maiores produtores de vinho em Portugal. A quinta possui cerca de 21 hectares de vinha. 
A fama dos vinhos desta propriedade remontam ao início do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário