domingo, 2 de outubro de 2016

Pelourinho de Canas de Senhorim

País: Portugal
Concelho: Nelas
Freguesia: Canas de Senhorim

Largo do Pelourinho, Canas de Senhorim.
O original pelourinho terá sido erigido cerca de 1514, após receber foral de Dom Manuel I.
Em 1867, após a restauração do concelho, o pelourinho foi transferido para o local dos novos paços do concelho.
Em fevereiro de 1897 o pelourinho original foi destruído por estorvar o trânsito, dele sobrevivendo apenas o capitel e alguns fragmentos.
Em 1935, Alberto António de Sousa Ferreira, mandou erigir um novo pelourinho, inspirado nos fragmentos existentes, inaugurado em 8 de julho do mesmo ano. Possuía degraus e fuste oitavados, capitel de moldura pouco saliente e remate em tronco piramidal octogonal com um primeiro registo vertical e um segundo inclinado até ao vértice. Foi destruído por um veículo em 1984.
Em 1987 foi construído um novo e atual pelourinho, idêntico ao monumento original, obra do pedreiro António Gonçalves Bento. 
Monumento em cantaria de granito, com cerca de dois metros de altura, constituído por soco de quatro degraus quadrangulares, estando os dois primeiros semienterrados, vencendo o desnível do arruamento. É encimado por coluna com fuste de secção quadrangular, de ângulos chanfrados e de base quadrada, onde assenta diretamente o capitel em gola côncava, octogonal, e de rebordos salientes. Remata em pináculo piramidal de faces lisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário