quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Caldas da Felgueira

País: Portugal
Concelho: Nelas
Freguesia: Nelas e Canas de Senhorim

Localidade termal situada a 7 km a sudeste de Canas de Senhorim e a 8 km a sul de Nelas, em pleno vale do Alto Mondego.
Encontra-se a 210 metros de altitude, encravada entre as serras da Estrela, Buçaco e Caramulo, na margem direita do rio Mondego, que a divide do concelho de Oliveira do Hospital,
A povoação é dividida pela ribeira da Pentanha que na zona do balneário e Grande Hotel tem o seu leito encanado por baixo destas construções, e vai desaguar no Mondego. A ribeira serve de delimitação territorial às freguesias de Canas de Senhorim e Nelas.
A vila é pequena e vive do negócio das termas, com diversas residenciais e hotéis. O casario desenvolve-se em dois núcleos: o primitivo, localizado no sopé de uma pequena colina onde se encontra a capela do Bom Sucesso, na margem esquerda da ribeira de Pantanha, e o que é constituído pelo balneário e Grande Hotel. 
A referência mais antiga ao lugar remonta às Memórias Paroquiais de 1758. Apesar de não fazer alusão à povoação, menciona uma nascente quente e sulfúrica no limite da aldeia de Vale de Medeiros. Era então utilizada por pastores e caçadores para a cura dos seus animais.
A povoação nasceu no início do século XIX, graças ao padre José Lourenço, de Canas de Senhorim, que aqui mandou construir a primeira casa de habitação durante os seus tratamentos com as águas termais. O lugar era na época denominada de Banhos ou Caldas de Vale de Medeiros.
Em 1810, outro padre, também de Canas de Senhorim, de nome José Ignácio de Oliveira, mandou construir um barracão de madeira para que os doentes se resguardassem enquanto tomavam o seu banho. Nasceu assim o chamado barracão do banho velho, tal como uma capela e as casas da capela.
Em 1818, o povoado já era constituído por 13 fogos e 50 habitantes.
Em 1867 as suas águas foram reconhecidas pela Exposição Universal de Paris.
Em 1880 passou a ser conhecida como Felgueira de Cantagalo, pelo facto de o arquiteto Rodrigo Maria Berquó, que dirigiu a exploração da nascente, ser filho dos marqueses de Cantagalo.
A 7 de agosto de 1882 foi formada a Companhia das Águas Medicinais das Caldas da Felgueira, concessionadas a José Maria Marques Caldeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário