quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Igreja Matriz de São Vicente de Pereira

País: Portugal
Concelho: Ovar
Freguesia: União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã

Rua de Porto Igreja, São Vicente de Pereira Jusã.
É dedicada a São Vicente.
A sua origem remonta, pelo menos, desde 1258, ano em que aparece referida como igreja construída de novo.
O atual templo foi iniciado em 14 de fevereiro de 1756, em implementação diferente da anterior, que se situava a cerca de 100 metros. Foi inaugurada em 26 de agosto de 1764.
É constituída por nave de planta longitudinal, capela-mor, torre sineira e corpos simétricos laterais. Toda ela foi revestida, por volta de 1980, a azulejos industriais.
A fachada principal é rasgada por portal flanqueado por pilastras sobrepostas de entablamento, encimado por nicho com escultura do padroeiro, ladeada de aletas, e flanqueado pelas janelas do coro. A base da empena é recortada por óculo circular. A empena, recortada, é rematada no vértice por cruz e pináculos sobre os cunhais.
À esquerda da fachada situa-se a torre sineira, de planta quadrangular, com dois registos, pináculos sobre os cunhais e cobertura hemisférica coroada por cruz de ferro.
O interior, coberto por teto com caixotões de estuques (1908), é revestido por lambris de azulejos industriais (1930) e pavimentos em mármore (1985). Guarda dois púlpitos frontais datados de 1851 e retábulos e sanefas de madeira pintadas a branco, ouro e azul. Duas capelas com arcos de asa de cesto ladeiam a capela-mor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário