terça-feira, 29 de novembro de 2016

Capela da Torre (São Vicente de Pereira Jusã)

País: Portugal
Concelho: Ovar
Freguesia: União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã

Rua da Torre, Lugar da Torre, São Vicente de Pereira Jusã.
Dedicada a São José.
Templo eclético mandado edificar em 1866 pelo Padre José Francisco da Silva Pereira.
Em 1880, António Gomes de Oliveira Santos manda-a ampliar com a capela-mor e no século XX a família Meneres, do Porto, oferece a torre sineira.
Apresenta nave de planta longitudinal, nave lateral, capela-mor e torre sineira adossada à direita da fachada principal.
A fachada principal, revestida com azulejos industriais, é rasgada por portal ladeado por dois postigos e encimado pela janela do coro a que se sobrepõe o nicho sobre cornija com a imagem do padroeiro. Todos os vãos são moldurados e de verga reta. Termina em empena triangular, encimada no vértice por cruz e pináculos sobre os cunhais.
A torre sineira, de planta quadrangular e registo único, termina em cúpula hemisférica coroada por cruz de ferro sobre bola, com pilastras nos cunhais e cimalha de cornija. Em cada face, uma ventana de arco pleno.
No interior, coberto por teto de abóbada arrancado de cornija, é revestido por um lambril de azulejos industriais e pavimento em mármore colocados em 1985. Conserva um coro alto com guarda de balaustrada de madeira, um púlpito do lado do Evangelho com bacia de pedra sobre mísula e guarda plena de madeira entalhada pintada a ouro e marmoreado, e um arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras. 
A capela-mor, coberta por teto de abóbada rebocada e pintada, é revestida por lambril de azulejos, com pavimento de mosaico. Guarda um retábulo de talha dourada de três nichos, mais largo o central, entre duas colunas de fuste espiralado e alto espaldar decorado com putti.

1 comentário: