domingo, 9 de junho de 2019

Pelourinho de Ponte de Lima

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arca e Ponte de Lima

A vila de Ponte de Lima conta com dois pelourinhos, um situado no Passeio 25 de abril, próximo da Torre de São Paulo e o outro implantado na Praça da República, no interior do Jardim Adelino Sampaio, em frente aos Paços do Concelho de Ponte de Lima.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
O primitivo pelourinho estava ereto no areal do rio Lima, no exterior dos muros da vila, frente à Porta do Postigo, adossado à Torre de São Paulo. Tantas vezes foi derrubado devido às cheias, que acabou por ser substituído por outro no século XVI.
Em 1594 tinha corrente e pescoceira ou coleira, arrancadas e atiradas ao rio em 1836 pelo Camarista José Joaquim Lopes.
Em 1818 foram-lhes acrescentadas as armas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Em 1857, ao se alargar o passeio, a Câmara apeou-o para transferi-lo para a Praça da Rainha, mas as várias peças acabaram dispersas, perdidas ou conservadas noutros locais, como é o caso do antigo escudo afixado na fonte de São João, o fuste numa hospedaria junto ao rio ou o capitel no pátio interior do Asilo Dona Maria Pia.
Foi reedificado em 1936 durante o Estado Novo, em frente aos Paços do Concelho. É composto por soco circular de três degraus, fuste cilíndrico, capitel alto com as armas e coroa de Portugal, coroado por volutas onde assentam esfera armilar e cruz de Cristo.
A recuperação da maioria dos elementos originais permitiu em 1999 a sua reconstrução mais fidedigna. Foi levantada próxima do local original, próximo da Torre de São Paulo. Este novo pelourinho difere do da Praça da República por ser composto por soco e degraus quadrangulares, apresentar anéis inferiores no fuste e ausência de cruz no topo.

Sem comentários:

Enviar um comentário