domingo, 9 de junho de 2019

Ponte Velha de Ponte de Lima

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arca e Ponte de Lima
Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arcozelo

Ponte sobre o rio Lima, com acesso pelo Largo de Camões (Ponte de Lima) e Rua Conde da Barca (Arcozelo).
Está classificada como Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910.
É formada por dois troços distintos, um romano, mais simples e mais largo, e outro medieval.
O século I é o período provável da edificação romana, visto por ela passar a via iniciada pelo Imperador Augusto, que de Braga ia para Tui. Apresenta uma configuração simples, assente sobre 7 arcos de volta perfeita e apontados, encontrando-se um deles encoberto pelo maciço onde assenta a igreja de Santo António e outro entaipado a jusante.
A ponte medieval, em estilo gótico, foi provavelmente concluída em 1370, integradas nas obras de fortificação da vila, mandadas fazer pelo rei Dom Pedro I. Era flanqueada por duas torres, demolidas na segunda metade do século XIX, subsistindo apenas a base da Torre Velha, a norte, já nada restando da Torre dos Grilos, que ficava no extremo oposto, no alinhamento das muralhas da vila. O calcetamento e a colocação dos merlões datam de
1504, durante o reinado de Dom Manuel. Dois dos seus 17 arcos quebrados encontram-se soterrados pelos arranjos urbanísticos do Largo de Camões. Apresenta talha-mares a montante e quadrangulares do lado oposto, encimados por olhais, também de arco apontado.
Sensivelmente a meio da ponte, do lado montante, eleva-se um cruzeiro já referenciado em 1758. É composto por coluna facetada, cruz latina de braços rematados em flor-de-lis e escudo no capitel, com as armas da vila. Servia na época, para dividir a comarca eclesiástica de Valença da de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário