domingo, 1 de setembro de 2019

Convento de Santo António (Ponte de Lima)

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arca e Ponte de Lima

Avenida dos Plátanos, Ponte de Lima. Adossado e articulado com a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, com a qual partilha amplo terreiro, localizado na zona ribeirinha, junto ao rio Lima.
Alberga o Museu dos Terceiros.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde fevereiro de 1974.
O convento, do qual resta pouco mais que a igreja e uma ala conventual, foi fundado em 19 de julho de 1481 pelo Alcaide-mor de Ponte de Lima, Dom Leonel de Lima e sua esposa Dona Filipa da Cunha, aprovado por Bula de Sisto IV.
A 1 de fevereiro de 1483 foi doado pelos seus fundadores aos Observantes.
Em 1568, o convento passou a integrar a Província Capucha de Santo António, instituição de um noviciado.
Em 1639, o Frei Duarte de Santa Clara manda destruir a torre sineira para fazer um campanário na fachada principal.
Entre 1744 e 1747, a fachada foi ampliada em altura e toda a igreja foi alterada com linhas sóbrias, nave única precedida por galilé e coro-alto com cadeiral.
A demolição do convento deu-se no século XIX.
O atual templo apresenta traça maneirista, barroca e rococó.
A fachada principal, circunscrita por cunhais apilastrados com silhares almofadados, termina em empena com cruz latina no vértice. É rasgada pelo vão de acesso à galilé, em arco abatido e moldura almofadada, protegido por grades metálicas. O vão está encimado por pequeno nicho sobre o qual surge o janelão do coro de perfil retilíneo, ladeado por dois nichos contendo as figuras de São Francisco e São Pedro de Alcântara. Sobre o janelão, um óculo circular.
No lado direito, ligeiramente saliente, adossa-se campanário de dois registos, separados por friso e cornija, o inferior rasgado por janelas retilíneas e o superior com uma sineira em arco de volta perfeita e remate em frontão interrompido por pináculo do tipo balaústre.

Sem comentários:

Enviar um comentário