quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arca e Ponte de Lima

Largo Delfim Guimarães, junto à Casa das Pereiras, Ponte de Lima.
Está localizado num alto, sobranceiro à vila, ainda dentro do perímetro da antiga muralha, que passava junto à fachada posterior e onde se erguia a Torre das Pereiras ou de Vasco Marinha.
Classificada como Imóvel de Interesse Municipal desde 26 de fevereiro de 1982.
Tem origem numa capela mandada construir em 1525 por Pedro Afonso Fiúza e sua esposa Catarina Madriz, em substituição de uma pequena ermida existente no local. O atual templo resulta da reforma datada de 1818, em traça barroca.
Em 1979, os seus proprietários doaram-na à Câmara Municipal, beneficiando de obras em 1998.
É antecedida por escadaria de dois lanços, com bolas sobre acrotérios que intercalam a guarda.
A fachada é firmada por pilastras coroadas por fogaréus e terminada em empena recortada, sobreposta por cornija borromínica e cruz latina. É rasgada por portal de verga abatida, flanqueada por pilastras encimadas por fogaréus, sustentando duplo friso e cornija, e por janela, também de verga abatida, encimada por brasão de um administrador da Irmandade (século XVII).
A torre sineira, sensivelmente recuada, está inacabada, como sempre esteve ao longo da sua história. Apresenta dois registos separados por frisos e cornija. O primeiro rasgado por óculo e o segundo, inacabado, com ventana em arco de volta perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário