sábado, 11 de janeiro de 2020

Ponte de Luís I

Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Portugal \ Porto \ Vila Nova de Gaia \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

Ponte sobre o rio Douro, encaixado num vale profundo. Os seus tabuleiros, em diferentes cotas, possibilitam o acesso a diferentes zonas das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. O superior liga o morro da Sé Catedral do Porto à escarpa fronteira da serra do Pilar, em Gaia, enquanto o inferior une as duas zonas ribeirinhas.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde fevereiro de 1982 e como Património Mundial da UNESCO desde 1996.
É definida como um marco da idade de ferro da arquitetura portuguesa.
Ponte metálica, de circulação rodoviária, ferroviária e pedonal, composta por dois tabuleiros, sustentados por um grande arco com 173 metros de diâmetro e 49 metros de flecha. O tabuleiro superior mede 394 metros de comprimento, enquanto o inferior tem 173 metros de comprimento.
Iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886, projeto de Téophile Seyring, discípulo de Eiffel, da sociedade belga Willebroeck, de Bruxelas, para substituir a Ponte Pênsil, entretanto desmontada. Toda a estrutura é metálica e nela foram empregues cerca de três milhões e quarenta e cinco mil quilos de aço.
Em 1887 foi inaugurado o tabuleiro inferior, sendo ainda hoje, a única ponte a ligar, à cota baixa, as ribeiras de Porto e Gaia.
O Dom caiu-lhe porque a população não se compadeceu com a falta de presença do monarca que lhe deu o nome, mas manteve o I.
Na época dispunha de um sistema de portagens a favor da empresa adjudicatória e mais tarde a favor da Câmara Municipal do Porto, extinto em 1954.
Cerca de 1908 foram colocados os carris dos elétricos, somente removidos em 1954, por altura das obras de reparação a cargo do arquiteto Edgar Cardoso.
Em 2001 foi comparada pelo escritor e diplomata francês Paul Morand a uma torre Eiffel na horizontal.
Em 27 de junho de 2003, os automóveis deixaram de circular no tabuleiro superior para adaptação da estrutura ao metro, inaugurado em 18 de setembro de 2005.
Do seu alto, a 70 metros de altitude, proporciona excelente vista panorâmica.
Mostra semelhanças com a vizinha Ponte de Maria Pia e com a Ponte de Garabit, em Cantal (França).

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