domingo, 19 de janeiro de 2020

Ponte Dona Maria Pia

Portugal \ Porto \ Porto \ Bonfim
Portugal \ Porto \ Vila Nova de Gaia \ União das Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada
Portugal \ Porto \ Vila Nova de Gaia \ Oliveira do Douro

Ponte ferroviária metálica sobre o rio Douro. Liga o monte do Seminário, no Porto, à Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
Está classificada como Monumento Nacional desde fevereiro de 1982 e como Historic Civil Engineering Ladmark desde 1990. Apesar de estar fora da zona classificada pela UNESCO, faz-se uma menção à ponte.
A construção da ponte foi adjudicada, em 22 de Junho de 1875, à empresa Gustave Eiffel et Compagnie, de Paris. Foi iniciada no dia 5 de Janeiro de 1876, projetada pelo célebre Gustave Eiffel e pelo berlinense Theóphile Seyring.
A 30 de Outubro de 1878, deu-se por concluída a ponte. Foi inaugurada no dia 4 de Novembro do mesmo ano, e nem a família real faltou. O rei Dom Luís I e a rainha Dona Maria Pia, que lhe deu o nome, viajaram no comboio inaugural, na negra locomotiva a vapor nº 02049.
Desde 1928 que houve diversas tentativas e projetos para substituir a ponte Maria Pia. Alguns previam mesmo demoli-la. No entanto só foi desativada a 25 de Junho de 1991, substituída pela ponte de São João, após muitos reforços e melhoramentos.  
Foi a primeira travessia ferroviária a ser construída no rio Douro. É composta por um grande arco que suporta um tabuleiro ferroviário de 354 metros de comprimento de via simples apoiado em cinco pilares em formato tronco-piramidal (três do lado de Gaia e dois do lado do Porto). Eleva-se a 61 metros de altura acima do nível do rio e pesa 1600 toneladas de ferro. Foi a primeira ponte em Portugal em que os apoios intermédios foram substituídos por um arco de grande dimensão.
Théophile Seyring encarregou-se de colocar a cidade do Porto em todos os manuais de engenharia, ao efetuar os cálculos do arco parabólico que permitiu vencer um vão de 140 metros, pela primeira vez no Mundo numa construção metálica.
Apresenta algumas semelhanças com o viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, em Cantal, França.

Sem comentários:

Enviar um comentário