domingo, 22 de novembro de 2020

Convento de São Francisco (Alenquer)

 Portugal \ Lisboa \ Alenquer \ União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)



    Largo de São Francisco, Alenquer.

    Convento franciscano fundado em 1222 pela infanta Dona Sancha, filha de Dom Sancho I e Senhora de Alenquer. Para esse fim concedeu a Frei Zacarias os seus Paços Reais, tornando-se no primeiro mosteiro da Ordem de São Francisco a ser construído em Portugal.


    Em 1755, o terramoto destruiu a parte mais antiga do edifício conventual, como a igreja e o corpo sul onde se situavam o dormitório, o capítulo e a enfermaria.



    Na segunda metade do século XVIII beneficiou de uma grande campanha de obras.

    É composto pela articulação de vários corpos em torno do claustro, dos quais se destaca a igreja e as capelas da família Miranda Henriques e de Santa Sancha.

    Extinto pela lei de 1834, esteve alguns anos abandonado, até que a cerca veio a ser concedida ao município para servir de cemitério. A igreja passou a matriz da vila e as restantes dependências conventuais cedidas para nelas se estabelecer o Hospital da Misericórdia.

 


    O portal principal, de raiz gótica, é um dos poucos elementos originais do mosteiro que chegou até aos nossos dias. Inserido em gablete, apresenta arco quebrado de três arquivoltas sobre colunelos e capitéis decorados com motivos vegetalistas, intercalados por meias esferas. É encimado por pedra de armas de Dom Dinis, ladeada por duas inscrições.



    Um painel de azulejos azuis figurados envolve a porta claustral. Representam dois quadros grandes superiores e dois inferiores. O quadro superior da esquerda ilustra o aparecimento em Alenquer dos cinco Mártires de Marrocos à infanta Dona Sancha, e o da direita exibe o beato Frei Zacarias, ajoelhado em frente do Senhor Crucificado. Os dois quadros inferiores são paisagens fantasiosas. Obra da primeira metade do século XVIII, da autoria do azulejista Policarpo de Oliveira Bernardes. Restaurado no século XXI e em setembro de 2017.



Painéis informativos localizados junto ao monumento; 2020
Painel informativo localizado no interior do Museu Damião de Góis, Alenquer; 2020
monumentos.gov.pt (Convento de São Francisco); 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário