sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Igreja de São Miguel de Penela

País: Portugal
Concelho: Penela
Freguesia: União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal

Igreja situada no interior do castelo de Penela.
Igreja Matriz de Penela.
A mais antiga referência a esta igreja remonta ao foral de Dom Afonso Henriques, datado de 1137. Nela refere a existência de um templo no interior do castelo.
Em 1160 já aparece como invocação a São Miguel.
Cerca de 1420 foi profundamente remodelada pelo infante Dom Pedro, Duque de Coimbra e Senhor de Penela. A grande devoção que Dom Pedro tinha ao Arcanjo São Miguel levou-o a doar à igreja uma relíquia do mártir São Sebastião, uma pequena parte do crânio que o Papa Martinho V lhe tinha oferecido. Deixou escrito em testamento que a relíquia devia ser permanentemente iluminada com o azeite proveniente destes seus domínios. A relíquia acabou por desaparecer, eventualmente, durante as invasões francesas.
A atual edificação resulta de uma ampla reforma na segunda metade do século XVI, em traça renascença coimbrã.
O aspeto exterior que hoje mantém é resultado da intervenção de cerca de 1950, altura em que lhe foi acrescentada a torre para a colocação do relógio, retirado de uma das torres do castelo.
É composta por três naves divididas por duas arcadas, capela-mor, torre sineira e sacristia.
A capela-mor, antecedida por arco triunfal, é toda ela revestida a talha dourada na sua maioria do século XVII ou inícios do XVIII. Conserva painéis laterais com pinturas barrocas representando São Miguel.
Lateralmente ao arco cruzeiro existem dois altares, também de talha dourada barroca. No da esquerda destaca-se uma interessante imagem em pedra de Ançã representando a Virgem com o Menino executada por João de Ruão em data próxima de 1530. Realce ainda para a imagem de Santa Ana executada no século XIV.
A sacristia alberga uma tela representando São Miguel na pesagem das almas, proveniente do altar-mor.
Destaque ainda para uma pia batismal manuelina.

Sem comentários:

Enviar um comentário