quinta-feira, 2 de abril de 2015

Castro de Santa Tegra

País: España
Provincia: Pontevedra
Concello: A Guarda


Monte de Santa Tegra, A Guarda.
É o mais importante e mais completo castro da Galiza, declarado como Monumento Histórico Artístico Nacional.
Foi ocupado entre 600 a.C. e o século II, pela comunidade dos Grovii ou Gróvios, num período em que o processo de romanização da Galiza estava a começar.
O seu abandono coincidiu com as reformas administrativas levadas a cabo pelos imperadores da Dinastia Flávia. A partir desse momento começou um lento processo de abandono, que foi interrompido por reocupações esporádicas em época tardo-romana.
Foi descoberto em 1862, quando uns canteiros que trabalhavam perto da ermida descobriram uma escultura de Hércules feita em bronze.

Trata-se de um povoado com uma estrutura igualitária (construções de tamanhos semelhantes) com um carácter pouco bélico.
Apesar do aparente caos, a planificação urbanística era bastante rígida. As casas reuniam-se em pequenos grupos e existiam pequenas praças e ruelas estreitas. Quase todas as casas têm plantas circulares ou ovaladas e são isoladas. As poucas casas com planta retangular apresentam, na sua maioria, esquinas em arco.
O urbanismo do sítio inclui uma complexa rede de canais de drenagem de águas pluviais situadas sob os pavimentos e chãos, e em algumas ocasiões, na superfície, esculpidas sobre a rocha base e cobertas com lousas.
Está delimitado por uma simples muralha.

Sem comentários:

Enviar um comentário