quarta-feira, 8 de abril de 2015

Catedral de Santa María de Tui

País: España
Comunidade Autónoma: Galicia
Concello: Tui


Situada na parte mais alta da cidade, sobre o antigo castro de Tide.
Como a cidade era palco de muitas lutas entre espanhóis e portugueses, a catedral foi construída ao estilo de uma fortaleza, com torres e muralhas. Foi iniciada em 1120 e terminada em 1180.
No século XV, a sua cabeceira românica foi substituída por outra gótica.
No século XVIII foi reformada após sofrer vários terramotos.
A fachada principal data aproximadamente de 1225 e contém elementos de estilo gótico. Foi a primeira construção deste estilo na Península Ibérica.
O monumental Pórtico Real, com iconografia de meados do século XIII, é uma das mais belas portas do gótico espanhol. Tem oito pares de colunas com estátuas de São João, São Pedro, Isaías, Moisés, Daniel, Jeremias (ou Berenguela), Fernando I (ou Fernando II) e Urraca de Portugal. No tímpano podem ser contempladas o Nascimento de Jesus (plano inferior), os Reis Magos a levarem presentes a Jesus (centro) e a Representação da Jerusalém celeste.
Outro elemento românico de qualidade é a Porta Norte, com três arquivoltas de médio ponto, tímpano liso sobre conjunto de animais e quatro colunas. 
As suas torres defensivas ostentam pináculos e ameias. São conhecidas por Soutomaior (proporciona a melhor vista da cidade), do Relógio e dos Sinos.
O interior é de planta românica, com decoração maioritariamente gótica e arcos de ferradura moçárabes, refletindo as diversas origens da cidade. 
O claustro é o único originalmente gótico conservado em toda a Galiza, construído no século XIII.
A antiga capela de Santa Catalina alberga o Museu Catedrático que guarda uma grande coleção de arte sacra.

Sem comentários:

Enviar um comentário