sexta-feira, 12 de junho de 2015

Fortaleza de Peniche

País: Portugal
Concelho: Peniche
Freguesia: Peniche

Campo da República, Peniche.
Classificada como Monumento Nacional.
Construção iniciada em 1557 por ordem de Dom João III. As obras prolongaram-se durante quase três séculos.
Em Maio de 1589 foi tomada pela armada inglesa que apoiava as pretensões de Dom António, Prior de Crato, à coroa portuguesa.
No século XVII, Dom João IV reparou e ampliou a fortaleza fazendo dela uma praça de guerra de 1ª classe, governada por um general. A obra foi concluída por volta de 1645 e em 1650 iniciou-se a edificação da linha de muralhas.
No início do século XX, serviu de abrigo a refugiados Boers provenientes da África do Sul e residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial.
Durante o Estado Novo serviu como prisão de patriotas portugueses que lutaram pela causa Liberdade. Em 1960, Álvaro Cunhal e outros presos comunistas fizeram história ao fugir da mesma.
A Fortaleza serviu ainda, no período revolucionário imediatamente ao 25 de Abril de 1974, de alojamento provisório de famílias chegadas do antigo Ultramar Português, que durou até ao início da década de 1980.
Apresenta quatro frentes, cada uma com sua porta - a das Cabanas, a Nova, a da Ponta e a de Peniche de Cima. A que está virada para o Campo da Torre possui um revelim. Esta e as outras duas que dão para oeste estão dotadas de fosso e de praças de armas salientes e reentrantes. Do lado noroeste a fortaleza é inexpugnável devido à penedia.

Sem comentários:

Enviar um comentário