sábado, 13 de junho de 2015

Lisboa

País: Portugal
Concelho: Lisboa

Capital de Portugal.
De todas as capitais europeias, a cidade de Lisboa é capaz de ser aquela que se mantém mais típica e castiça, plena de cores e cheiros, com belos bairros históricos mas também zonas altamente urbanizadas e modernas. Para tal contribui em muito a sua especial luminosidade e o facto de ter a seus pés o rio, que se avista da maioria dos principais pontos da cidade.
É a única capital com um castelo a dominá-la.
Está situada na margem direita do estuário do Tejo, o maior rio peninsular em extensão.
Cidade acidentada, a sua altitude varia entre os 6 metros à beira-rio até 75 metros em São Pedro de Alcântara, 110 metros na Penha da França, 120 metros no Castelo de São Jorge e 226 metros em Monsanto (altitude máxima).
Duas linhas de colinas definem os dois principais hemisférios do grande conjunto urbanístico lisboeta. Do lado oriental ainda se conserva alguma ruralidade. É a Lisboa provinciana e bairrista, onde abundam ruas escondidas, escadarias, pátios solarengos e muitos jardins. O lado ocidental, virado para o Tejo e com a ponte 25 de Abril como pano de fundo, é a zona mais ruidosa e ativa, onde se situam os portos, as indústrias e a linha ferroviária, mas também os morros do Castelo, da Graça e da Senhora do Monte e, ainda, os bairros mais luxuosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário