quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sé Catedral da Guarda

País: Portugal
Concelho: Guarda
Freguesia: Guarda

Praça de Luís de Camões, Guarda.
A construção de uma catedral na cidade deve-se à mudança da sede Episcopal de Idanha-a-Velha para a Guarda, por ordem do rei Dom Sancho I, nos inícios do século XIII.
Na segunda metade do século XIV, Dom Fernando mandou demolir a anterior Catedral que se situava onde está atualmente a Igreja da Misericórdia, por se localizar extramuros e por estar exposta aos perigos das guerras com Castela.
A construção do atual templo iniciou-se no reinado de Dom João I, por volta de 1390 e prolongou-se por cerca de 150 anos, até cerca de 1540, no reinado de Dom João III. Este longo período construtivo justifica os diferentes estilos arquitetónicos aplicados no templo: românico, gótico e manuelino.
A fachada principal é ladeada por duas opulentes torres românicas e rasgada por um portal manuelino.
Na fachada norte o destaque vai para o imponente portal gótico.
Contrastando com o exterior algo pesado, o interior encanta pela impressão de leveza provocada pela invulgar altura, pela harmonia das colunas torsas manuelinas e pelas abóbadas artesoadas góticas com o seu belíssimo reticulado estelar.
O retábulo escultórico maneirista situado na capela-mor foi executado em pedra de Ançã, na oficina de João de Ruão. É composto por mais de 100 figuras.
Das sete capelas situadas ao longo das naves laterais, sobressai a Capela dos Pinas, com um magnífico portal renascentista.

Sem comentários:

Enviar um comentário