domingo, 25 de outubro de 2015

Monção

País: Portugal
Concelho: Monção

Vila do Alto Minho situada a 67 km a nordeste de Viana do Castelo, junto à fronteira com Espanha, quase em frente da povoação galega de Salvaterra.
A localidade está situada na margem esquerda do rio Minho, a 37 metros de altitude.
No interior do vasto polígono amuralhado que outrora cingia a povoação encontra-se a vila medieval. No exterior dos muros desenvolveu-se a vila moderna, com casas brasonadas e outros valiosos edifícios.

As origens de Monção são desconhecidas, havendo quem defenda que teve origem no local onde atualmente se encontra a povoação de Cortes, a 2 km a oeste da vila.
No início da Nacionalidade era apenas uma terra sem grande importância. O então centro administrativo e guerreiro situava-se no Castelo da Penha da Rainha.
Nas Inquirições de 1258 já surge com a categoria de vila.
A 12 de março de 1261 recebeu foral de Dom Afonso III, com regalias semelhantes às de Valença, o que denota ser já uma povoação fortificada.
Durante o reinado de Dom Fernando (1367-1383), a vila sofreu vigorosos ataques das forças castelhanas comandadas por Henrique de Trastâmara. Terá então ocorrido o lendário levantamento de um cerco graças ao estratagema de Deuladeu Martins, mulher do alcaide Vasco de Abreu, ao lançar aos cansados castelhanos os últimos pães que restavam na fortaleza, fazendo-lhes assim crer que os mantimentos davam ainda para muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário