domingo, 18 de outubro de 2015

Parque Nacional da Peneda – Gerês

País: Portugal
Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro

Parque criado em 1971.
É uma das maiores atrações naturais do país.
Cobre uma área global de 70 929 hectares com pouca presença humana. Com a fronteira de Espanha, a Reserva Natural da Peneda-Gerês perfaz cerca de 100 km atravessando quatro serras: Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Tem forma de ferradura com abertura voltada para Espanha.
Constitui um prolongamento das elevações da Galiza numa morfologia de altitude em que a rocha nua impera sobre o manto vegetal.
O extremo noroeste corresponde ao planalto de Castro Laboreiro, na serra da Peneda. A concavidade central corresponde à serra Amarela (Lindoso) e ao vale do rio Homem (com a albufeira de Vilarinho das Furnas e a fronteira de Portela do Homem). Imediatamente a sul situa-se o coração do parque e sua zona mais conhecida: o vale do rio Gerês, Caldas do Gerês e a albufeira da Caniçada. No extremo contrário estende-se o planalto de Mourela, onde se encontram as aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém.
Em nome da preservação do Parque existem restrições no acesso a determinados locais. É o caso da estrada que vai de Caldas do Gerês à Portela do Homem, onde os vestígios de ocupação romana se harmonizam com a beleza do rio. Marcos miliários, lagoas e postos de informação cobertos de colmo fazem parte do percurso.
As maiores elevações são atingidas nos lugares de Nevosa, em Terras de Bouro (1545 metros) e Altar de Cabrões (1538 metros).
Apesar de já terem desaparecido da zona espécies emblemáticas, como o urso-pardo e a cabra-brava, ainda existe no parque uma grande diversidade, como o garrano-do-Gerês, o corço, o esquilo-vermelho, as fuinhas, o gato-bravo, o javali, o lobo, a lontra, a raposa e a toupeira-de-água.
De entre os animais domésticos menciona-se o cão Castro Laboreiro, originário da serra e do planalto do Soajo, o gado barrosão e a vaca de cachena, o mais pequeno dos bovinos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário