segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ponte Medieval de Ponte da Barca

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte da Barca \ União das Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães
Portugal \ Viana do Castelo \ Arcos de Valdevez \ Paçô

Ponte sobre o rio Lima, Ponte da Barca.

Liga o concelho de Ponte da Barca (freguesia de Ponte da Barca) ao de Arcos de Valdevez (freguesia de Paçô).

Está classificada como Monumento Nacional desde junho de 1910.

É considerada uma das mais importantes pontes medievais do país.

Foi construída no século XVI, ao que parece, fortificada, com uma torre disposta do lado da vila. Substituiu uma anterior ponte erguida na segunda metade do século XIV, em estilo gótico, responsável pelo nascimento do topónimo Ponte da Barca.

Em 1761 foi reformada ou restaurada, tendo-se construído os contrafortes laterais encimados por espaldar concheado e brasonado, um deles inscrito.

Em 1895, voltou a ser reparada, assinalada na outra cartela, com alargamento do tabuleiro e substituição das antigas guardas de granito por grades de ferro. Terá sido neste período que a torre foi demolida.

Tem cerca de 200 metros de comprimento. Apresenta tabuleiro em cavalete suave, sobre dez amplos arcos de volta perfeita ou apontados, assentes em fortes pilares com talhamares, estando o primeiro, do lado da vila, parcialmente entaipado com a rampa de acesso à ponte e plataforma sobrelevada de sustentação do parque. Oito dos seus arcos são de origem quinhentista e os dois centrais resultam do alargamento e remodelações feitas em 1761 e 1895. Entre os arcos, nos tímpanos, veem-se olhais góticos, também eles em arcos de volta perfeita ou quebrado.

O pavimento em cavalete, está debruado de parapeitos, que modilhões borgonheses ajudam a sustentar.

Sensivelmente a meio da ponte possui, de ambos os lados, um contraforte, criando um espaço semicircular onde assenta, em decoração barroca, os brasões dos concelhos a que pertence. A montante localiza-se a primitiva pedra de armas da vila de Ponte da Barca, que representa em campos de prata, as armas de Portugal, com as cinco quinas e sete castelos, sobre uma barca de ouro, alusivo à antiga barca que unia as duas margens do Lima. Termina em coroa fechada. A jusante situa-se o brasão correspondente a Arcos de Valdevez, constituído por esfera armilar coroada por cruz de Cristo.

Painel informativo localizado junto ao monumento, 2020
monumentos.gov.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário