quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

London Eye

Country: England
Region: Greater London
Borough: Lambeth

The Queen´s Walk, London.
Situa-se na margem do Thames, junto ao Jubilee Gardens.
O nome oficial é British Airways London Eye.
Também conhecida por Millennium Wheel (Roda do Milénio).
Na década de 1990, o jornal The Sunday Times, em conjunto com a Architecture Foundation, deu início a uma competição onde se escolheria um projeto de uma nova estrutura na cidade para comemorar o novo milénio. Foram vários os projetos apresentados para marcar essa passagem. Os arquitetos David Marks e Julia Barfield tiveram a ideia de criar uma grande roda-gigante. Mas não seria uma roda-gigante comum, ela possibilitaria uma panorâmica de toda a cidade. Em vez de simples gôndolas, como nas rodas-gigantes convencionais, haveria grandes cabines fixadas à roda, dotadas de amplas janelas de vidro. O Sunday Times acabou por ignorar todas as sugestões enviadas e acabou com a competição.
David e Julia não abandonaram a ideia e decidiram criar a empresa Marks Barfield, levando em frente o projeto com o seu próprio dinheiro. Até o tablóide londrino Evening Standard resolveu dar um impulso, fazendo publicidade em busca de parceiros para custear o plano. Quando todos já achavam que nada ia dar certo, que todo o trabalho tinha sido em vão, a British Airways aparece e decide investir na sua construção.
O borough de Lambeth deu a sua autorização, com a condição de ser desmontada cinco anos depois.
Em Setembro de 1999, já estava concluída. Mas, contra todas as expectativas, um cabo rompeu. O novo milénio aproximava-se e os media já chamavam ao projeto de Wheel of Misfortune (Roda do Infortúnio). Levou mais um mês e 10 dias até que estivesse novamente terminada. A inauguração estava marcada para o dia 31 de dezembro de 1999. Tudo estava preparado, a abertura da London Eye se daria na passagem de ano, com a presença do Primeiro-Ministro Tony Blair. Mas ninguém poderia adivinhar que uma das cabines não iria ser aprovada num teste de segurança. Levaria mais um mês até que o público pudesse desfrutar do voo. Mas isso não impediu que a roda girasse sem passageiros.
Nos últimos minutos de 1999, Tony Blair apertou um botão, um Concorde voou sobre o céu de Londres e os fogos de artifício foram lançados. O novo milénio já tinha chegado, e com ele a London Eye.
No primeiro dia de fevereiro de 2000, o público finalmente teve a oportunidade de entrar na London Eye. A nova atração de Londres provou ser um sucesso imediato.
Ironicamente, um outro projeto para o novo milénio que tinha sido amplamente apoiado pelo governo, a arena multiusos Millennium Dome, não fez sucesso algum nos primeiros anos, albergando apenas uma pequena exposição durante o seu primeiro ano.
As 32 cabines do London Eye podem receber 15 000 visitantes por dia, num percurso que dura pouco menos de 30 minutos.
Havia uma restrição de cinco anos para a London Eye, os críticos já a tinham apelidado de Eyful Tower, numa referência à Torre Eiffel, que também fora concebida para ser desmontada no futuro. Em 2002, Lambeth concedeu à British Airways uma licença permanente.

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