Region: Greater London
Borough: Lambeth
The Queen´s
Walk, London.
Situa-se na margem do Thames, junto ao Jubilee Gardens.
O nome
oficial é British Airways London Eye.
Também
conhecida por Millennium Wheel (Roda do Milénio).
Na década de
1990, o jornal The Sunday Times, em conjunto com a Architecture Foundation, deu
início a uma competição onde se escolheria um projeto de uma nova estrutura na
cidade para comemorar o novo milénio. Foram vários os projetos apresentados
para marcar essa passagem. Os arquitetos David Marks e Julia Barfield tiveram a
ideia de criar uma grande roda-gigante. Mas não seria uma roda-gigante comum,
ela possibilitaria uma panorâmica de toda a cidade. Em vez de simples gôndolas,
como nas rodas-gigantes convencionais, haveria grandes cabines fixadas à roda,
dotadas de amplas janelas de vidro. O Sunday Times acabou por ignorar todas as sugestões
enviadas e acabou com a competição.
David e Julia
não abandonaram a ideia e decidiram criar a empresa Marks Barfield, levando em
frente o projeto com o seu próprio dinheiro. Até o tablóide londrino Evening
Standard resolveu dar um impulso, fazendo publicidade em busca de parceiros
para custear o plano. Quando todos
já achavam que nada ia dar certo, que todo o trabalho tinha sido em vão, a
British Airways aparece e decide investir na sua construção.
O borough de
Lambeth deu a sua autorização, com a condição de ser desmontada cinco anos
depois.
Em Setembro
de 1999, já estava concluída. Mas, contra todas as expectativas, um cabo
rompeu. O novo milénio aproximava-se e os media
já chamavam ao projeto de Wheel of
Misfortune (Roda do Infortúnio). Levou mais um mês e 10 dias até que estivesse
novamente terminada. A inauguração estava marcada para o dia 31 de dezembro de
1999. Tudo estava preparado, a abertura da London Eye se daria na passagem de
ano, com a presença do Primeiro-Ministro Tony Blair. Mas ninguém poderia
adivinhar que uma das cabines não iria ser aprovada num teste de segurança.
Levaria mais um mês até que o público pudesse desfrutar do voo. Mas isso não
impediu que a roda girasse sem passageiros.
Nos últimos
minutos de 1999, Tony Blair apertou um botão, um Concorde voou sobre o céu de
Londres e os fogos de artifício foram lançados. O novo milénio já tinha
chegado, e com ele a London Eye.
No primeiro
dia de fevereiro de 2000, o público finalmente teve a oportunidade de entrar na
London Eye. A nova atração de Londres provou ser um sucesso imediato.
Ironicamente,
um outro projeto para o novo milénio que tinha sido amplamente apoiado pelo
governo, a arena multiusos Millennium Dome, não fez sucesso algum nos primeiros
anos, albergando apenas uma pequena exposição durante o seu primeiro ano.
As 32 cabines
do London Eye podem receber 15 000 visitantes por dia, num percurso que dura
pouco menos de 30 minutos.
Havia uma restrição de cinco anos para a London
Eye, os críticos já a tinham apelidado de Eyful Tower, numa referência à Torre
Eiffel, que também fora concebida para ser desmontada no futuro. Em 2002, Lambeth
concedeu à British Airways uma licença permanente.
Sem comentários:
Enviar um comentário