sábado, 27 de fevereiro de 2016

Pereira Jusã

País: Portugal
Concelho: Ovar
Freguesia: Válega


Praça da Comarca e Rua Vila Pereira Jusã, Válega.
Lugar muito antigo situado a cerca de 2 km a norte do centro de Válega.
Atualmente, apenas designada Pereira, está reduzida a um lugar de Válega.
O seu centro histórico, classificado de interesse municipal desde 2004, conserva ainda as caraterísticas do ambiente natural, rural e patrimonial oitocentista.
Degarei (mencionada em 929) e Pereira (referida em 1002) foram as primeiras povoações que constituíram a vila, com sede em Pereira Jusã.
Em 1003 foi doada ao Mosteiro de Lorvão.
No século XIII recebeu foral de Dom Afonso III.
Em 2 de Junho de 1514, Dom Manuel I renovou o foral a Pereira Jusã. 
O concelho abrangia os núcleos atuais de Guilhovai (atual freguesia de São João), Bustelo (Válega), Cácemes (São Vicente de Pereira Jusã) e o couto de Cortegaça (Cortegaça).
Em 28 de dezembro de 1852 o seu concelho foi extinto e incorporado no de Ovar. A sua sede ficou em Válega e a outra Pereira (a de cima) em São Vicente de Pereira Jusã, que se apropriou do nome Jusã.
O seu abandono foi consequente da crescente autonomia e desenvolvimento do concelho de Ovar, que lhe foi retirando a sua importância.

Antiga Casa da Câmara e antigo Tribunal é um dos imóveis integrantes do conjunto classificado. No primeiro andar, o qual é acedido por uma escada exterior de granito, funcionavam a câmara e o tribunal de juízes, enquanto no rés-do-chão, do lado esquerdo, albergava a cadeia. À direita existia uma praceta onde se encontrava a capela dos presos, dedicada a Santa Isabel e o pelourinho. Até 1890 funcionou como escola de instrução primária para o sexo feminino.

O atual pelourinho de Pereira Jusã é uma réplica colocada em 1989. Substituiu o original que esteve neste local até 1841, e hoje em dia se encontra no Museu de Ovar. 
O original pelourinho era constituído por dois degraus quadrados onde assentava um pequeno soco e uma coluna granítica, encimado por esferoidal.

A Quinta da Fonseca é constituída pela casa e pela capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família. A capela data de 7 de março de 1793 e a casa é de renovação posterior.

3 comentários:

  1. o que foi que aconteceu com a Vila Jusã, meus pais são desta vila

    ResponderEliminar
  2. Este texto acima publicado tem erros históricos. A antiga casa da Câmara Municipal é de facto essa imagem que aí esta, mas a mesma tinha mudado de lugar para um pouco mais acima do lado direito na mesma rua, onde tinha a cadeia do lado esquerdo e na construção em ângulo reto, ao fundo, aí decorreu a Camara. A pequena capela dos presos ficava em frente à cadeia e no centro desse pequeno espaço, estava o pelourinho, que antes tivera na frente da Camara mais antiga. A cabeça do pelourinho, fui eu que a fui buscar a casa dum antigo tesoureiro da Junta de Freguesia de Válega, o mesmo que tinha feito a réplica muito direitinha, muito diferente da original e lhe pedi para que fosse depositado no Museu de Ovar, em 2007. O inicio das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino no lugar, fui eu que sugeri ao Presidente da Junta de Freguesia da Válega, Sr. Jaime Almeida, que aceito a minha sugestão e descerramos nesse dia 2 de Junho de 2014, um painel de azulejo que pintei e o ofereci, na parede da escada ao piso superior, assinalando a data do meio milénio. Posteriormente, criamos uma associação Amigos do antigo concelho de Pereyra Jusã, com o apoio do Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Jaime Almeida. Em ano seguinte, mudámos a placa tomonimíca do lugar de Praça da Comarca, para Praça da Câmara Municipal de Pereira Jusã, por minha sugestão, porque ali nunca houve tribunal, apenas faziam em todas as pequenas camaras municipais, julgamentos de pequenos delitos. A comarca era na Vila da Feira e mais tarde em Oliveira de Azeméis. Digam-me qual o vosso email, envio-vos fotografias antigas e as de 2014. Atenciosamente, Marcos Muge

    ResponderEliminar