terça-feira, 24 de outubro de 2017

Capela do Senhor da Fraga

Portugal \ Bragança \ Mogadouro \ Castro Vicente


Estrada do Cemitério, Castro Vicente, implantado no sopé oeste do Cabeço de Santo Cristo, nome pelo qual também é conhecida. 
Eleva-se num morro fronteiro à aldeia, no interior de um adro murado. 
Foi inicialmente a Igreja Matriz de Castro Vicente. A atual construção terá ocorrido no decorrer do século XVI, tendo sido sujeita a remodelação no ano de 1924. Está edificada sobre vestígios de muralhas e, segundo tradição popular, terá sido construída sobre uma antiga mesquita.
Trata-se de um templo de pequenas dimensões, com planta retangular.
A fachada principal é rasgada por um portal com viga, ladeada por pedras figurando pontas de diamantes. Na empena ostenta uma cartela com a data inscrita de 1924 (ano da sua reconstrução), encimada por uma figuração de relógio e rematada por um campanário.
Na parede da cabeceira, pelo exterior, ostenta três representações antropomórficas de granito, possivelmente elementos da cachorrada de um templo anterior ao atual.
No interior, existe uma estela romana que serve de pilastra ao arco da capela. Trata-se de uma estela dupla que contém a inscrição: D(iis) M(anibus) / VAL(eria) RVFINA RISIO [C]APITONI / AN(orum) XXXV. No mesmo templo foi ainda encontrada uma outra ara anepígrafa. 
Atrás do altar-mor de talha policroma, em estilo popular, possui pinturas murais quinhentistas. São visíveis a representação do mártir São Sebastião (a parte inferior do corpo e um braço atado) e uma outra figura que se julga ser um anjo de cruz alçada. É visível também um friso com ornamentação encanastrada, aos lados do altar e junto aos pés do santo. Predominam as cores laranja e verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário