segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Igreja Matriz de Silvares (Lousada)

Portugal \ Porto \ Lousada \ União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga

Rua da Igreja e Rua de Esplendém, Lousada.
Encontra-se afastada do centro urbano.
É dedicada a São Miguel.
Igreja com raízes medievais. É referida desde as Inquirições de 1258.
As obras de restauro dos séculos XVII e XVIII alteraram-na profundamente, dando origem à estrutura atual.
Templo de planta retangular, composta por nave, capela-mor, torre sineira e anexo recente no lado direito.
A fachada principal é rasgada por portal de verga e janela com o mesmo perfil. É flanqueada por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola. Termina em empena, com cruz latina sobre plinto galbado.
Adossado à esquerda da fachada principal, eleva-se a torre sineira, composta por três registos. Os inferiores são cegos e o superior dispõe de quatro ventanas de volta perfeita. Nos ângulos sobressaem gárgulas do tipo canhão, sendo as frontais, ornadas com carrancas. Sobre os cunhais elevam-se pináculos fusiformes. Termina em coruchéu piramidal, rematado por bola.
O interior da nave tem cobertura em falsa abóbada de berço, de madeira pintada no século XIX, exibindo moldura recortada com a figura de Nossa Senhora da Conceição ao centro. O pavimento está revestido a ladrilho cerâmico, com corredor central em granito. 
O coro-alto é de madeira e assenta em quatro mísulas de cantaria. É acedida por escadas de caracol metálicas.
Na base da torre sineira, situa-se o batistério. Um arco de volta perfeita permite aceder à pia batismal, em cantaria de granito, com coluna interrompida ao centro por anel e taça hemisférica, estriada.
Ao centro da nave, do lado do Evangelho, encontra-se um púlpito quadrangular com bacia e mísula de cantaria, com guarda de talha pintada de branco e dourado. Uma falsa porta em arco abatido e moldura recortada é encimada por guarda-voz de talha, ornada por acantos e querubins.
Inseridas nas paredes laterais estão duas capelas confrontantes: a de São Miguel a resgatar as Almas do Purgatório (lado do Evangelho) e o Crucificado, com a cidade de Jerusalém a servir de fundo à imagem (lado da Epístola). As capelas são semelhantes, com os fundos revestidos a azulejo em bicromia, azul e branco. Foram realizados em 1957 pela Fábrica Aleluia, de Aveiro, e substituíram dois altares. 
A ladear o arco triunfal de volta perfeita, encontram-se dois retábulos dispostos em ângulo, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (lado do Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima (lado da Epístola). São semelhantes e datam do século XIX, em estilo tardo-barroco. Estão pintadas de branco e dourado. 
A capela-mor tem cobertura semelhante à da nave, composto por um painel ovalado com moldura de acantos e com uma alegoria a representar uma fonte e um rebanho que nela bebe, pintada no século XIX. Contém retábulo de talha rococó, pintada de branco, azul e dourado, composta por três eixos definidos por duas colunas de fustes lisos com marmoreados fingidos e capitéis coríntios, assentes em altos plintos galbados, e por moldura exterior, pontuada por acantos e tímpano decorado por concheados. Encontra-se encerrada por painel pintado, a representar a Última Ceia.

Sem comentários:

Enviar um comentário