segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Capela de Nossa Senhora da Cardia (São João de Ovar)

Portugal \ Aveiro \ Ovar \ União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã


Rua Cimo de Vila, São João de Ovar. 
No início do século XIX, no local onde hoje se encontra a atual capela, existia umas alminhas, mas mais recuadas da estrada, que albergava a pequena imagem de Nossa Senhora da Cardia, em madeira, com cerca de 25 cm de altura. 
Depois da compra do terreno com a casa anexa, pelo casal Gaspar e Maria Glória Leite, estes passaram a organizar uma festa em honra da padroeira. Mais tarde mandaram erguer uma capela, apta a receber um altar onde se pudesse rezar missa.
Se as antigas alminhas já eram muito procuradas por devotos, que invocavam a Senhora da Cardia para que lhes valesse nas suas doenças, particularmente do coração, mais passou a sê-lo a nova capelinha, que atraiu mais a atenção dos viajantes, em especial das peixeiras que por ali passavam na sua venda de pescado. Até gente de longe, que fazia com frequência o percurso da serra para Ovar, ali parava um pouco, invocando a intercessão da Virgem. O pequeno templo começou a aglutinar à sua volta a população do lugar e tornou-se um centro de culto, permanecendo assim ao longo de várias dezenas de anos, até que um grupo de bairristas decidiu avançar com o projeto de uma capela maior, onde todos pudessem cumprir o preceito dominical. A sua inauguração ocorreu a 27 de Fevereiro de 1977, mantendo-se a anterior ao lado, servindo de sacristia. 
No último fim-de-semana de Maio realiza-se a sua festa anual. Conta com uma Procissão de Velas com o andor de Nossa Senhora de Fátima e bandas de música.

Sem comentários:

Enviar um comentário