quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Igreja e Hospital da Misericórdia de Ponte de Lima

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arca e Ponte de Lima

Rua da Matriz, Rua Cardeal Saraiva e Largo da Picota, Ponte de Lima.
Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 20 de agosto de 1946.
A igreja, fronteira à Matriz, foi construída no século XVI, em estilo maneirista e barroco, sobre uma capela de edificação interior. O edifício integra um conjunto edificado onde se inserem, também, a casa consistorial e a sacristia, precedidos por um pátio murado com gradeamento de ferro.
O frontispício da igreja corresponde à fachada lateral primitiva. É marcada por um grande portal ladeado por duas colunas assentes sobre plintos e encimado por um relevo representando a Mater Omnium, também enquadrada por colunas. Duas figuras, assentes em mísulas, representando São Roque (à esquerda) e Santo Aleixo (à direita) ladeiam o pórtico.
O hospital, adossado à igreja, foi erguido no século XVII, com reconstrução concluída em 1731. Atualmente, o edifício está dividido em dois, devido à abertura, na década de 1920, da Rua Cardeal Saraiva, destruindo-se assim a fachada principal da igreja, um curioso claustro setecentista e uma parte da muralha medieval.
O edifício anexado à igreja é atualmente ocupado pela Casa do Consistório e por uma farmácia. A fachada virada para a rua Cardeal Saraiva é marcada pelo grande portal barroco. A posterior apresenta estrutura porticada no piso térreo e loggia no andar superior, à qual se acede pela escadaria lateral.
O corpo situado no Largo da Picota alberga, desde 1993, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Antes tinha sido quartel da GNR. Está adossado a um troço de muralha ao qual tem acesso a partir da varanda alpendrada.
O antigo hospital foi palco de uma chacina, em 1809, por parte das tropas francesas de napoleão que mataram todos os doentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário