sábado, 10 de agosto de 2019

Igreja Matriz de Ponte de Lima

Portugal \ Viana do Castelo \ Ponte de Lima \ Arca e Ponte de Lima


Rua da Matriz, Ponte de Lima.
Dedicada a Santa Maria dos Anjos.
Classificada como Monumento de Interesse Público desde 10 de maio de 2013.
Templo erguido no século XV. Foi iniciada em 1425 e terá sido concluída em 1446. As várias transformações e ampliações ao longo dos séculos são bem visíveis, pela sobreposição de vários estilos como o gótico, o maneirista ou o barroco.
A fachada principal, definida em dois registos por cornija, é rasgada no primeiro por portal gótico escavado, de arco apontado, formando seis arquivoltas de decoração vegetalista, e no segundo, por uma rosácea revivalista, neogótica, construída no século XX, com molduras múltiplas. Termina em empena com cruz vazada e hastes flor-de-lisada.
A torre sineira, de planta quadrangular, adossa-se à direita da frontaria e ligeiramente recuada. É rasgada inferiormente por janela retilínea e, na face sudoeste, por fresta e pequena janela com remate em arco canopial, sob a qual surge painel de azulejo figurativo, monocromo, azul sobre fundo branco, com moldura policroma, tendo, nos extremos superiores os escudos portugueses e, ao centro, as armas municipais. Superiormente possui quatro ventanas de volta perfeita, encimadas por relógios circulares. Termina em ameias e pequena estrutura metálica que sustenta uma sineta e um catavento.
O interior é composto por três naves organizadas por dois tramos de pilares, cabeceira tripartida e capela-mor poligonal, ladeada por dois absidíolos retangulares. Apresenta coberturas diferenciadas, de madeira em apainelados na nave e em abóbada de berço de caixotões de cantaria no transepto e na capela-mor.
O coro alto, sobre arco de asa de cesto, é protegido por uma balaustrada de madeira.
A capela de Nossa Senhora da Conceição, na base da torre sineira, é de inspiração gótica. Foi fundada em 1540 por Inês Pinto. É acedida por portal ornado pelas armas dos fundadores. Guarda lápides tumulares dos seus instituidores e seus descendentes.
Adossados aos pilares que marcam o cruzeiro do transepto, dois púlpitos quadrangulares com guardas de madeira confrontam-se.
Os altares laterais, dedicados a Nossa Senhora das Dores, e a Nossa Senhora da Piedade (hoje de Nossa Senhora de Fátima), ambos setecentistas, destacam-se pela riqueza da sua talha.
O arco triunfal, de volta perfeita, é encimado por frontão triangular que enquadra um nicho de volta perfeita de interior concheado.

Sem comentários:

Enviar um comentário