domingo, 3 de janeiro de 2021

Avenida dos Aliados (Porto)

 Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória


Espaço estruturado pela Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça General Humberto Delgado, Porto.

É formado pelas duas praças ligadas por ampla avenida, de faixa dupla e ampla faixa central, com o edifício dos Paços do Concelho no topo.


Estátua equestre de Dom Pedro IV

Toda a zona dos Aliados, estátuas incluídas, forma um conjunto classificado como de Interesse Público desde 14 de junho de 2011.

É considerado o coração da cidade e a sua sala de visitas.


Edifício A Nacional

Autêntico “Museu” de arquitetura e de cultura da primeira metade do século XX, ao gosto Beaux Arts de influência francesa. Constituído por um conjunto de edifícios monumentais com fachadas, na sua maioria, harmoniosas e elegantemente decoradas, muitas delas coroadas por lanternins, cúpulas e coruchéus.


Antigos Paços do Concelho, demolidos para a abertura da Avenida

O seu projeto esteve a cargo do arquiteto inglês Barry Parker, com as obras a arrancarem a 1 de fevereiro de 1916, sob a direção do arquiteto José Marques da Silva. Para a abertura desta avenida foi necessário demolir os antigos Paços Concelho, o Bairros dos Laranjais e de outras várias ruas como a do Laranjal e a de Dom Pedro IV. As entidades da época queriam que fosse tão ampla que pudesse competir com a Plaza Mayor de Madrid.

Recebeu inicialmente a designação de Avenida das Nações Aliadas, em homenagem à vitória aliada na I Guerra Mundial.


Atuais Paços do Concelho do Porto

Em 2006, com a chegada do Metro aos Aliados, os espaços ajardinados com canteiros de flores e os desenhos da calçada portuguesa que aqui existiam, foram substituídos por pavimento de granito numa polémica requalificação projetada pelos arquitetos Souto Moura e Siza Vieira. A par disso, os passeios tornaram-se mais largos e arborizados, dando a ideia de um espaço urbano mais amplo,

Nos últimos anos, as instituições bancárias e as sedes dos principais jornais, companhias de seguro ou das várias empresas que outrora ocupavam os monumentais edifícios, deram lugar a hotéis, lojas e apartamentos de luxo.

A Avenida é ainda palco das principais festas da cidade. É ali que todos se encontram nas passagens de ano, no São João, nas conquistas do FC Porto ou em concertos ao ar livre. Memoráveis são também as visitas papais ou da rainha Isabel II, e a celebração do 25 de abril de 1974 e o 1º de maio que se lhe seguiu.

Avenida dos Aliados continua em mudança e a encher-se de hotéis; Jornal de Notícia; 27/12/2020; Alfredo Teixeira
Painel informativo situado junto à estátua equestre de Dom Pedro IV, 2020
monumentos.gov.pt (Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade e Praça General Humberto Delgado, 2020)
portugalvivo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário