sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Igreja e Hospital da Santíssima Trindade (Porto)

 Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória


Praça e Rua da Trindade, Porto.

Conjunto edificado que inclui a igreja e o complexo hospitalar da Ordem da Trindade, ocupando a totalidade de um quarteirão de desenho retangular.

A igreja, voltada para a Praça da Trindade, foi projetada no início do século XIX pelo arquiteto e engenheiro militar Carlos Amarante, em estilo neoclássico. A primeira pedra foi colocada a 17 de abril de 1803.

O projeto foi alterado em 1818 por J. Francisco Guimarães e a sua construção concluída no início do século XX.

Apresenta planta em cruz latina, com nártex, nave única, cúpula sobre o cruzeiro, transepto prolongado ao Evangelho por capela octogonal e capela-mor profunda.


A fachada, em cantaria, é dividida em dois andares por entablamento e separada em três panos por pilastras. Rematada, ao centro, por torre sineira.


O piso inferior é rasgado por três portais de arco pleno com portão que dá acesso ao nártex, sendo o central composto por bandeira com a legenda SOLI DEO HONOR ET GLORIA, encimado pela insígnia da Santíssima Trindade rodeada por raios lanceolados. Sobre o portal central está o brasão da Ordem inserido em cartela oval coroada, ladeada por festões.


O segundo piso é rasgado por três janelas. No pano central, a ventana apresenta balaustrada e remate em frontão triangular, enquanto as laterais, em arco pleno, são encimadas por frontões curvos.


No topo, o pano central termina em frontão curvo, ladeado por dois áticos balaustrados, separados pela torre sineira. Nas extremidades localizam-se as estátuas de São João de Matha e a de São Félix de Valois, esculpidos em 1850 por João Albertino Azevedo e João Batista Ribeiro.

 A torre, de planta quadrada, está dividida em três corpos: um basamento enquadrado por pilastras que inclui o relógio envolvido por festão, o corpo das janelas sineiras e a cobertura em pirâmide, ladeada por urnas. Termina em esfera e cruz latina de metal.


Os edifícios que envolvem a igreja, fazem parte do complexo hospitalar da Ordem da Trindade, com construção iniciada em 1815 e inauguração a 6 de junho de 1853. Mais tarde funcionou como liceu.

Os volumes simétricos que ladeiam o frontispício da igreja têm três pisos com cinco vãos em arco de volta perfeita no piso térreo, a que se sobrepõem cinco janelas de sacada no segundo piso e cinco janelas de mansarda com frontões triangulares. O piso intermédio é revestido a azulejos azul e os restantes em cantaria.


A fachada Este, virada para a Rua da Trindade, possui um corpo central sobrelevado, delimitado por pilastras e rematado por frontão triangular, que é ladeado por dois panos ritmados por dez vãos em cada piso.

 

Painel informativo junto ao monumento, 2020
monumentos.gov.pt (Igreja e Hospital da Trindade, 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário