sábado, 23 de janeiro de 2021

Estátua O Porto

 Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória


Praça da Liberdade, Porto. Implantado no passeio junto ao edifício do Banco de Portugal.

É também chamada de Malhão.

Personifica a cidade do Porto.

Construída em 1818, em granito, da autoria do mestre pedreiro João da Silva e do escultor João de Sousa Alão. Inspirada numa escultura conhecida como O Porto primitivo que existia na Rua das Eiras, próxima da Sé e mencionada desde 1293.


Retrata um guerreiro segurando uma longa lança e um escudo com as armas da cidade e a inscrição Portus Cale. A cabeça é coberta com elmo (capacete militar) encimado por dragão.

Está assente num pedestal em granito.


Foi inicialmente colocada sobre o frontispício do palacete Monteiro Moreira, residência adaptada para servir como sede da Câmara Municipal, situada na antiga Praça Nova das Hortas (atual Praça da Liberdade).

Em 1916, quando o velho edifício dos Paços do Concelho foi demolido para a abertura da Avenida dos Aliados, foi transladado para junto do Paço Episcopal, quando ali funcionou a Câmara Municipal.

A partir de 1935 passou por vários locais como os jardins do Palácio de Cristal e pelo jardim de Arnaldo Gama, junto ao pano de muralha fernandina, nos Guindais.


Em 2002, o arquiteto Fernando Távora colocou-a nas traseiras da Casa dos 24, no Terreiro da Sé.

Finalmente, em abril de 2013, 97 anos depois, regressou à Praça da Liberdade, perto do local onde foi colocada originalmente.

 

Painel informativo localizado no monumento, 2020
etcetaljornal.pt (“O Porto” – A estátua que simboliza a cidade, 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário