quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Paços do Concelho do Porto

 Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória




Praça General Humberto Delgado, Porto.

Implantado no topo da Avenida dos Aliados, em posição de destaque.

Foi iniciado em 1920, segundo projeto do arquiteto António Correia da Silva, que teve como inspiração a Ópera de Paris.

Após inúmeras interrupções, em 1947 foi dado um último impulso para a conclusão das obras, terminadas em 1957, já sob a direção do arquiteto Carlos Chambers Ramos.

Edifício de grande presença arquitetónica, constituído por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores. Dominado ao centro por uma robusta torre.

É acedida através de duas rampas laterais junto à fachada principal. Substituíram a escadaria frontal construída originalmente. Uma das alterações realizadas pelo arquiteto Carlos Chambers Ramos.

 

A fachada principal, em cantaria de granito, desenvolve-se em três registos.

O inferior, constituído por fiadas salientes e arestadas, é rasgado por sete portais sobrepujados e intercalados por mísulas, a que se sobrepõem varandas.


A ladear a porta principal, dois atlantes suportam a varanda central, mais saliente que as restantes.


O segundo piso é constituído por sete pórticos ladeados por colunas e rematados por frontões. São encimados por óculos com grinaldas, ao nível do mezanino, à exceção do vão central, que é rematado por arco de volta perfeita com aduela ao centro e tímpano exibindo as armas portuguesas. Sobre o arco, duas figuras masculinas.


Sob a cornija surgem doze brasões que correspondiam ao número das freguesias que constituíam o concelho do Porto à época de construção.

O último registo é marcado por conjuntos de arcadas triplas intercaladas por doze estátuas, de tradição helénica, que suportam a platibanda, percorrida por balaustrada. As cariátides representam da esquerda para a direita: Navegação, Pesca, Agricultura, Viticultura, Construção Civil, Indústria, Ciências, Arquitetura, Escultura, Pintura, Música e Literatura. Sousa Caldas é o autor das seis primeiras e Henrique Moreira das restantes.

A torre, com 70 metros de altura, apresenta planta quadrangular de volumes escalonados. Para atingir o seu topo é necessário subir 180 degraus.


Avenida dos Aliados continua em mudança e a encher-se de hotéis; Jornal de Notícia; 27/12/2020; Alfredo Teixeira
Painel informativo junto ao monumento, 2020
cm-porto (Edifício Paços do Concelho, 2020)
monumentos.gov.pt (Câmara Municipal do Porto / Edifício dos Paços do Concelho do Porto, 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário