sábado, 9 de maio de 2015

Capela de São João de Ovar

Portugal \ Aveiro \ Ovar \ União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã


Largo de São João, São João de Ovar.

Localizada no interior de adro murado, ligeiramente sobrelevado, com acesso por escadas.

Capela transformada em igreja paroquial.

Construída em finais do século XVII.

O seu alpendre, diante da fachada, foi removido cerca de 1965.



 
Templo constituído por nave, capela-mor e sacristia do lado norte, de corpos volumetricamente distintos, encimados nos ângulos por pináculos piramidais.


A fachada principal, revestida a azulejos, é rasgada por portal de entablamento ladeado por grandes postigos retangulares. Encimada por empena com cornija na base, contendo no interior óculo losangular e relógio junto do vértice.

No eixo, torre sineira estreita, construída em 1935, de planta quadrangular. Rasgada em três faces por ventanas de arco pleno. Termina em cobertura piramidal coroada por cruz, rodeada nos ângulos por pináculos.

 

No interior, o arco triunfal é composto por pilastras com as faces decoradas de almofadas corridas. Era o antigo arco do retábulo-mor, elevado em 1924, para servir como arco triunfal da nova capela-mor.

O retábulo principal, em talha dourada, é originário da capela de São Pedro. É constituído por quatro colunas torcidas decoradas com pâmpanos aves e crianças, suportando entablamento e três arcos. Quanto às imagens representadas, destaca-se a Virgem com o Menino, de oficina coimbrã do século XVI, bem como um São João Baptista, também de execução coimbrã, do século XVII.

 

No exterior, merece motivo de interesse, o túmulo em granito com tampa, segundo se crê, do primeiro pároco da paróquia de Cabanões, Alfonso Petri Capellanus, e as bases dos pilares do desaparecido alpendre.

monumentos.gov.pt 


Sem comentários:

Enviar um comentário