sexta-feira, 15 de maio de 2015

Penha Garcia

País: Portugal
Concelho: Idanha-a-Nova
Freguesia: Penha Garcia

Aldeia de Penha Garcia.
Aldeia histórica localizada em plena zona raiana, junto à fronteira com Espanha, na encosta meridional sul da serra de Penha Garcia.
A povoação desce desde a velha fortaleza em direção à planície, configuração que lhe valeu o epíteto de aldeia presépio. 
A entrada da aldeia é pouco convidativa, com ruas e moradias novas que quase ocultam a velha Penha Garcia mas, quem não ficar pelas aparências descobre uma povoação colorida e pitoresca de ruas estreitas, ruelas e pequenas praças.
A povoação é composta por pitorescas casas de arquitetura tradicional, modestas, de um só piso, bem arranjadas e floridas, onde ao quartzito e xisto mais abundantes se misturam alguns elementos de granito, ligados por escadinhas, pátios, becos e ruas estreitas. Na velha Penha Garcia não há rua que se preze que não seja decorada com alegres sardinheiras (ou malvas), que pintam o ambiente e emprestam à vila um ar acolhedor. A Rua do Mirante é a princesa das ruas floridas.
O seu nome evoca o lendário Dom Garcia Mendes, alcaide do castelo (da Penha), o qual, por amor a uma nobre dama, se dispôs a perder um braço.
Até inícios do século XX, ainda se encontravam garimpeiros a procurar pepitas de ouro nas águas do rio Ponsul. 

Sem comentários:

Enviar um comentário