sábado, 23 de maio de 2015

Estremoz

País: Portugal
Concelho: Estremoz

Cidade alentejana, sede de concelho, pertencente ao distrito de Évora.

Os primeiros vestígios de ocupação humana no concelho remontam ao paleolítico, entre os quais se destacam um conjunto de antas na serra d’Ossa, na extremidade sul do concelho.
Os romanos fundaram uma Villa na atual aldeia de Santa Vitória do Ameixial.
Da presença muçulmana no concelho, o único vestígio material é um arco, modificado no período cristão e que pode ser visto na porta norte do castelo de Veiros.
A fundação de Estremoz aconteceu no reinado de Dom Afonso III (1248-1279), conforme uma inscrição latina existente na muralha medieval, sobre o Arco de Santarém.
A 4 de Julho de 1336, a Rainha Santa Isabel faleceu no Paço de Estremoz, depois de uma longa viagem desde Coimbra, com o objetivo de se encontrar com o seu filho, o rei Dom Afonso IV e de evitar mais uma guerra com Castela. Não resistiu às febres altas de que foi acometida.
Na crise de 1383-1385, a praça de Estremoz reagiu a favor do Mestre de Aviz. Aqui reuniu Dom Nuno Álvares Pereira, no antigo Rossio de São Brás, um exército constituído por 300 cavaleiros recrutados em Montemor-o-Novo, Évora e Estremoz e daqui partiu para a Batalha dos Atoleiros, na qual os castelhanos foram derrotados. 
A partir de finais do século XVI, a posição estratégica da cidade de Estremoz transformou-a na praça militar mais importante para a defesa do Reino contra o domínio espanhol. As casernas do século XVII, localizadas no Bairro de Santiago, e vulgarmente chamadas quartéis, mantêm-se até hoje em razoável estado de conservação.
A 26 de Maio de 1834, na vila de Evoramonte, reuniram-se os representantes de Dom Miguel (absolutista) e de Dom Pedro IV (liberal), com o objectivo de pôr fim à guerra civil que assolava o país. Depois de vários dias de conversações, é finalmente assinada a Convenção de Evoramonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário