sexta-feira, 8 de maio de 2015

Paisagem Protegida do Litoral de Esposende

País: Portugal
Concelho: Esposende

Zona natural instituída em 17 de Novembro de 1987.
Mais recentemente, a área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende foi requalificada para Parque Natural do Litoral Norte. Passou dos anteriores 440 hectares de extenso cordão dunar arborizado, arribas e praias que se estendem ao longo de 18 km desde a Apúlia à foz do Neiva, em Antas, para 8887 hectares, incluindo área marinha até às 2,5 milhas. 
A superfície protegida é essencialmente constituída por extensas praias de areias finas e dunas de grande instabilidade e risco de erosão, que lhe conferem um valor paisagístico notável, às quais se associam rochedos costeiros, os estuários dos rios Cávado e Neiva, manchas de pinhal e mata, paisagens rurais e agrícolas.
As populações locais mantêm uma larga tradição agromarítima, especialmente na recolha do sargaço (algas marinhas) e do pilado (pequenos crustáceos), empregues como adubo das terras.
Na fauna há uma predominância da avifauna, sendo observáveis diversas espécies migradoras e residentes como a garça-real, o pato-real, o guarda-rios comum e a urraca. A lampreia, a enguia, o robalo e a tainha são os peixes mais abundantes. Encontra-se também coelhos.
Da sua flora, a vegetação dunar é fundamental pelo seu papel decisivo na fixação das areias. Destacam-se a acácia, a ansarina, a arménia, o cardo marítimo, os cordeirinhos da praia, o chorão, o estorno marinho, o feno-das-areias, o junco e os pinheiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário